Employer Branding: como saber se a sua empresa precisa dessa importante estratégia

Categoria(s): CIA DE TALENTOS & RH
19 de junho de 2022
por Recrutamente.com.br

Employer Branding, ou Marca Empregadora, como a estratégia também é conhecida, consiste em ações práticas que fortalecem a imagem da empresa como uma marca empregadora forte. Ou seja, como um ambiente que desperta o desejo de profissionais de trabalharem na organização.

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, a atração e a retenção de talentos são componentes importantes na construção de times fortes. Inclusive, isso garante que a inovação e a criatividade aconteçam nas empresas.

Então, como se transformar em uma organização onde as pessoas querem entrar e ninguém deseja sair?

Se você pensa que o salário ainda é um fator decisivo, saiba que isso não é mais a prioridade!

Pesquisas do LinkedIn revelaram que há três indicadores importantes na decisão por uma empresa:

  1. As funções do trabalho;
  2. A reputação da organização;
  3. A remuneração.

A pesquisa Carreira dos Sonhos 2022, da Cia de Talentos, descobriu que profissionais de todos os níveis – jovens, média gestão e alta liderança – estão em busca de experiências que contribuam para o sentimento de pertencimento e que auxiliem seu crescimento. Neste sentido, se destaca o desejo de contarem com o apoio pra um autodesenvolvimento contínuo.

Aliás, com critérios cada vez mais elevados, a forma que profissionais percebem o valor de uma organização já não se limita mais à qualidade dos produtos ou serviços que ela oferece.

Outros dados importantes sobre employer branding:

66% de quem se candidata às vagas se informa sobre a cultura e os valores da empresa na internet antes de aplicar a uma oportunidade, segundo o Talent Clue.  Ainda sobre isso, de acordo com o LinkedIn, 75% das pessoas pesquisam sobre a reputação da empresa na rede social antes de realizarem a inscrição para uma vaga.

Seja via redes sociais especializadas em avaliar as companhias pela visão de quem atua na empresa, como o Glassdoor, ou em conversas informais com amigos, parentes e colegas de profissão, profissionais falam – e muito – sobre a empresa em que trabalham por aí!

Assim, a impressão sobre a marca é exposta rapidamente na internet e facilmente encontrada. Tudo isso pode despertar, ou não, o desejo dos talentos do mercado de trabalharem na organização.

Por que você precisa saber tudo isso?

Nós te contamos tudo isso para que você tenha a dimensão da importância de existir uma Estratégia de Employer Branding na sua empresa. Afinal, quando pensamos em consumo, o marketing boca a boca faz toda a diferença, não é mesmo?

Se quem consome fala bem de você, é natural que toda a sua rede seja influenciada. Da mesma forma, quando uma pessoa do time está feliz e satisfeita, acaba inspirando os talentos que conhece a desejarem trabalhar na sua organização.

Afinal, como traçar uma estratégia de Employer Branding para a sua empresa?

Nos próximos artigos, vamos te contar tudo sobre esse universo. Você vai entender o que é e quais são os princípios do Employer Branding, estratégias, cases, métricas e a importância de manter ações constantes.

Acompanhe nossos artigos e descubra como se transformar em uma marca empregadora desejada pelos melhores talentos do mercado!

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