Muitos candidatos dizem que temem a fase de testes por causa das “pegadinhas”, que são aquelas perguntas estrategicamente colocadas para confundir ou induzir a pessoa ao erro.
Se pra você essa é uma preocupação, saiba que colocar “pegadinhas” em testes não é uma prática recomendada por especialistas e, por isso, não costuma ser usada em processos seletivos de empresas sérias.
Segundo a consultora de novos produtos da Grupo Cia de Talentos Juliana Galvão, colocar “pegadinhas” faz com que os testes percam a validade. “A avaliação passa a medir ideias e conceitos diferentes dos propostos inicialmente”, explica.
Pode parecer pegadinha, mas…
Ah, mas nem tudo que parece “pegadinha”, realmente é. Com os testes, os recrutadores tentam identificar se o candidato está sendo sincero em suas respostas.
Por exemplo, supondo que a pessoa ache que tem mais chances de ser selecionado para um cargo de vendas se demonstrar ser mais sociável do que introspectivo. E, a partir disso, tente responder o questionário de personalidade de uma forma que pareça que ele é sociável, mesmo que não corresponda à realidade.
Não tente burlar os testes
Como é comum os candidatos acreditarem que sabem quais características avaliadas são mais importantes para o processo seletivo que ele está participando, existem algumas técnicas para evitar que o teste seja burlado.
“Os testes, que são construídos seguindo uma metodologia e boas práticas de desenvolvimento, inserem algumas perguntas para verificar se o candidato está tentando se mostrar diferente da forma como ele é ou fornecendo respostas socialmente aceitáveis (quando evitamos relatar aspectos mais polêmicos sobre nós mesmos)”, comenta Juliana.
Além disso, uma mesma pergunta pode ser feita de formas diferentes para avaliar a consistência das respostas do candidato. E isso não tem nada de “pegadinha”, viu? Pelo contrário, é um mecanismo válido para identificar se a pessoa é consistente ou não nas respostas.
Portanto, nada de tentar parecer quem você não é, hein? Seja sincero nas respostas e boa sorte!
1 comentário
Olá aqui é a Márcia Tozo, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.