Desde muito cedo nos perguntam: o que você vai ser quando crescer? Então crescemos com expectativas dos nossos pais e da sociedade sobre quão importante devemos ser em nossas profissões, não é mesmo?

Passamos anos estudando para garantir uma boa nota no vestibular e depois nos empenhamos em fazer uma boa faculdade. Em seguida, chegamos ao mercado de trabalho e além da expectativa daqueles que nos acompanham, também passamos a lidar com a nossa própria. Quando vou crescer? Como chegar a um cargo importante? Quando vou ganhar muito dinheiro com o que eu faço?

Sinto que no meio de toda essa construção, esquecemos de dois aspectos muito importantes. Primeiro, pouco se pensa sobre ser feliz fazendo o que se faz. Ainda há muitas projeções em cima dos títulos e cargos que podemos ocupar, ao invés das famílias, escolas e mercado de trabalho se atentarem ao que de fato faz feliz cada indivíduo.

Para mim, ser realizada está intimamente ligado ao fato de amar o que se faz. Claro que em todas as profissões temos que realizar tarefas nem sempre empolgantes. O sucesso exige também que façamos coisas que precisam ser feitas, independente se gostamos delas ou não. Porém, não há como evoluir genuinamente em nenhuma carreira se ela é pura obrigação. Quando é que esquecemos de nos preocupar com a nossa felicidade e com a dos outros?

O segundo ponto é: muitos acreditam que uma carreira de sucesso é pautada pelo título que se ocupa e pelo salário que se conquista. Mas é algo muito além disso: uma verdadeira carreira de sucesso é uma carreira que deixa um legado. Talvez você se pergunte, o que é um legado?

O legado é um registro da sua jornada humana e profissional, que permanece mesmo quando você não estiver mais nessa Terra. E eu não falo apenas de números, livros escritos e conquistas históricas. O legado é como você é e será lembrado. As memórias, inclusive afetivas, que você deixará como recordação.

Como você tem contribuído com a carreira daqueles que trabalham com você? Como você tem ajudado com gentileza àqueles que te cercam a também serem felizes? Como você tem inspirado os mais jovens ao seu redor a serem ainda melhores do que você? Como a sua carreira impacta positivamente a sociedade o meio ambiente?

Um legado é construído todos os dias. Através de cuidado e empatia nas suas relações. Na sua força de coragem, renovação e evolução, inspirando o seu entorno. Na sua vontade de inovar e contribuir com os seus melhores talentos com a sua empresa e seus clientes.

Como você acredita que quem já trabalhou com você um dia se lembrará de você? Que legado você já construiu na sua carreira e como você pode melhorar isso daqui em diante?

Esse é o meu convite de hoje. Que você perceba que a sua jornada profissional não deve ser automatizada, seguida por movimentos mecânicos de apenas acordar, ir para o trabalho e torcer para o dia passar rápido. Sua carreira tem muito valor. Ela pode ser uma importante inspiração, basta você acreditar no seu potencial e fazer acontecer.

Boa reflexão!

**Esse artigo foi escrito originalmente na coluna semanal da nossa fundadora Sofia Esteves na revista Exame.