O cenário corporativo atual está em constante mutação, exigindo profissionais que se destaquem não só por suas habilidades técnicas, mas também pelo seu potencial de trazer inovação e dinamismo para dentro das empresas. Aqui entra o perfil intraempreendedor: aquela pessoa que possui e aplica o espírito empreendedor, visando o crescimento da organização para a qual trabalha.
Por isso, neste artigo, vamos explorar cinco características essenciais para desenvolver esse perfil transformador. Confira!
Proatividade: característica número 1 do perfil intraempreendedor
Uma pessoa proativa é aquela que antecipa necessidades e age para resolver questões antes mesmo que isso seja solicitado. Assim, no ambiente de trabalho, significa tomar a iniciativa, sugerir melhorias e assumir responsabilidades.
Dica: comece identificando problemas comuns em seu dia a dia profissional e proponha soluções.
Capacidade de Inovação
A inovação vai além de criar algo completamente novo. Trata-se de encontrar maneiras de melhorar processos, produtos e serviços. Por isso, pense no caso da Apple, uma empresa que se destaca por reinventar produtos existentes.
Dica: pratique o pensamento crítico e questionador. Ao olhar para o contexto de sua empresa ou mesmo das suas próprias atividades, pergunte-se: “Como isso pode ser melhorado?”
Visão estratégica
Desenvolver uma visão estratégica é compreender a empresa como um todo e saber onde você se encaixa dentro desse sistema. Afinal, isso envolve entender os objetivos do negócio e como suas ações contribuem para alcançá-los.
Dica: construa o hábito de ler sobre o mercado e tendências da indústria, e pense em como essas tendências afetam sua organização.
Habilidades de liderança
Mesmo em posições iniciais da sua trajetória profissional, você pode liderar. Habilidades de liderança incluem comunicação eficaz, capacidade de motivar os colegas e uma postura exemplar.
Dica: assuma pequenos projetos ou tarefas de grupo e pratique a coordenação de equipe. Assim, seja o membro que inspira e aglutina, mesmo sem um título oficial.
Resiliência e adaptação a mudanças
No mundo dos negócios, mudanças são inevitáveis. Dessa maneira, a resiliência aparece como a habilidade de se manter com foco e motivação, apesar das adversidades.
Dica: ao se deparar com falhas, veja-as como oportunidades de aprendizado e não tenha medo de tentar abordagens diferentes na resolução de problemas.
Assim, cultivar essas qualidades não apenas irá enriquecer suas experiências de trabalho, mas também irá posicionar você como uma pessoa de transformação dentro do ambiente corporativo.
Além disso, agir de modo intraempreendedor é ser protagonista da sua jornada profissional, propondo mudanças e contribuindo para a evolução da empresa em que atua.
Então, convidamos você a adotar essas habilidades e a compartilhar conosco suas histórias e conquistas, comenta abaixo. E se deseja continuar se inspirando e aprendendo, conheça o Jornada para o Futuro. Uma iniciativa da Cia de Talentos para que você se aprimore em relação às suas habilidades comportamentais. É online, gratuita e você ainda pode interagir com profissionais experientes de grandes empresas do mercado.
Leia mais: Intraempreendedorismo: o que é e por que importa para a sua carreira?