Currículo costuma ser um dos temas que mais geram dúvidas. “Quais informações coloco? O que não pode faltar de jeito nenhum? Mas eu não tenho experiência ainda. E agora?”. Se este é o se caso, já pode relaxar! No artigo de hoje, trouxemos as respostas para essas perguntas e separamos os principais itens que as empresas avaliam quando as pessoas se inscrevem em algum processo seletivo. Afinal, esse é o primeiro contato que a empresa terá com você e é essencial que ele cause uma boa impressão. Confira!
1. Atenção às informações pessoais
Pode parecer óbvio, mas é superimportante você escrever corretamente suas informações pessoais, em especial, os dados de contato. Além disso, mantê-los atualizados é fundamental, em especial, seu e-mail. Esta é uma das formas que as empresas mais utilizam para se comunicar com quem se inscreve nos processos seletivos.
2. Currículo objetivo
Isso quer dizer que você deve escrevê-lo de maneira objetiva, indo direto ao ponto. Mesmo que você ainda não tenha experiência profissional, cite suas participações e contribuições com iniciativas como empresa junior, projeto voluntário, atividade extracurricular, por exemplo.
3. Personalize seu currículo de acordo com a vaga
Esse é um dos pontos fundamentais. Quando encontrar uma vaga que desperte seu interesse, leia com atenção a descrição daquela oportunidade e avalie se o seu currículo atende aos requisitos colocados. Assim, com alguns ajustes você pode aumentar as suas chances de avançar para a etapa seguinte do processo seletivo. Mas nada de inventar ou aumentar algum ponto só pra “dar aquela valorizada”.
4. Capriche nas atividades extracurriculares
Nesse início de carreira, valorize a sua participação em atividades extracurriculares. Experiências com monitoria, ser representante da turma, fazer iniciação científica, apresentar trabalhos em congressos ou outros eventos relevantes do seu curso são itens que devem ser considerados e valorizados.
Além disso, nunca é demais lembrar de fazer uma revisão atenta para evitar erros de português ou de digitação, conferir se as informações estão claras e objetivas, certo? Feito isso, é só se candidatar para aquela vaga incrível!
Leia mais: Processos seletivos: saiba como se preparar.