Pra quem está começando a vida profissional ou mesmo já tem alguma experiência, o LinkedIn é uma importante ferramenta pra encontrar uma vaga, seja de estágio, trainee ou mesmo de emprego. Mas a rede também é excelente pra que o seu perfil seja encontrado pelas empresas.
Por isso, no artigo de hoje, a gente traz dicas essenciais pra que ele se destaque por lá. Acompanhe!
1. Preencha 100% do perfil do LinkedIn
Nada de deixar seu perfil pela metade ou com campos em branco. O principal motivo é que assim aumentam as chances de você aparecer nas primeiras páginas, principalmente nas duas primeiras. Inclusive, as próximas dicas têm a ver com isso também. ?
Outros pontos que vale serem reforçados:
– Coloque a sua localização;
– Inclua suas habilidades, sejam as técnicas (hard skills), como conhecimentos em algum programa ou ferramenta específica, quanto as comportamentais (soft skills);
– Mencione outros idiomas, se tiver. Lembrando de indicar realmente qual seu nível de domínio. Ele pode ser testado durante alguma fase do processo seletivo);
– Cite trabalho voluntário, caso tenha participado ou participe de um;
– Mantenha sempre atualizado. Lembre-se de incluir qualquer informação nova, seja um curso, uma certificação, algo relevante.
2. Tenha uma boa foto de perfil
Uma boa foto pode dizer muito sobre você. Então, lembre-se que o LinkedIn é uma rede profissional. Por isso, deixe aquelas fotos informais para aquela outra rede, ok? Aqui, nada de usar óculos escuros, por exemplo. Afinal, seu rosto precisa estar bem visível.
3. Capriche no título e no “sobre”
O título do seu perfil é o equivalente ao seu cargo. Se você não estiver trabalhando, pode colocar palavras-chave que indiquem a sua atuação (vamos falar mais sobre elas no próximo item).
Já o “sobre” é a sua carta de apresentação. Ali, você pode contar em até 3 parágrafos (afinal, não precisa ser nada muito longo), a sua trajetória, seu objetivo profissional e seus interesses.
Esta área do perfil é a primeira coisa que a pessoa do recrutamento olha. Por isso, mais uma vez, é importante que você use palavras-chave (calma, que a gente já fala melhor sore isso na próxima dica), porque é assim que as buscas são feitas. Logo, é a forma do seu perfil se encontrado entre tantos no LinkedIn.
4. Invista em palavras-chave
Agora sim, as palavras-chave! Imagine que você precisa comprar um tênis próximo da sua casa. Pra essa busca, você pode usar as palavras loja, tênis, nome do bairro onde mora, certo? O LinkedIn funciona da mesma forma! Quem está buscando perfis ali na rede, vai colocar as palavras que tenham relação com a vaga. Por isso, você deve colocar aquelas que tenham a ver com a sua formação. Por exemplo, alguém da área de comunicação pode usar: produção de conteúdo, mídias sociais, assessoria de imprensa, entre outras.
Além delas, lembre-se dos sinônimos. Na hora de escrever o seu “sobre”, você usa no texto.
5. Crie uma estratégia pra buscar uma vaga no LinkedIn
Isso quer dizer que se candidatar pra toda e qualquer vaga que aparecer na sua frente não é uma boa. Faça um filtro de quais são seus interesses de carreira, quais posições e empresas que você quer trabalhar.
De uma lista de 50, você terá 10. Estude bem as vagas, as empresas, veja quais delas realmente se encaixam com seu perfil e seus valores. Assim, você faz uma candidatura certeira e aumenta as suas chances de avançar nas etapas de seleção.
Além disso, assine o alerta de vagas, que têm filtros específicos. Dessa maneira, quando a vaga for publicada, o LinkedIn te avisa. Se você se candidata logo no início, tem mais chances de ter o seu perfil notado.
Agora que você já sabe de todas essas dicas, com certeza vai cuidar pra nunca deixem de te encontrar na rede, certo?