Tão importante quanto saber o que dizer em uma entrevista é saber o que não falar neste momento decisivo de um processo seletivo.
Neste guia, vamos explorar os erros mais comuns que as pessoas cometem em entrevistas de emprego e como você pode evitá-los.
Fuja do “Sou perfeccionista”
Se na hora de citar seus pontos fortes e fracos, a primeira resposta que vem à sua mente é “sou perfeccionista”, é melhor repensar. Afinal, esta é uma resposta é considerada clichê e pode não transmitir uma compreensão realista sobre suas habilidades e personalidade.
Além disso, o termo “perfeccionista” pode soar como uma resposta genérica que não oferece informações específicas sobre como você lida com desafios ou trabalha em equipe. Em vez disso, dê exemplos sobre habilidades específicas, experiências reais e abordagens práticas ao lidar com projetos e situações do dia a dia.
Leia mais:
Como descrever pontos fortes e fracos em uma entrevista de emprego
Evite mentir na entrevista
Mentiras não são aceitas em nenhuma fase do processo seletivo, começando pelo currículo. Todas as informações precisam corresponder à realidade. Já em uma entrevista, é ainda pior, porque você pode ficar em uma situação constrangedora se a mentira ficar aparente.
Por isso, evite exagerar nas suas habilidades comportamentais, conhecimentos técnicos ou experiências. O melhor caminho é demonstrar confiança em suas habilidades reais e destaque seu potencial de aprendizado e crescimento.
Lembre-se de que a verdade sempre prevalece e pode ser descoberta mais cedo ou mais tarde.
Não fale mal de empregos anteriores
Muitas pessoas caem na armadilha de falar mal de empregos anteriores durante uma entrevista. Por isso, evite esse erro demonstrando maturidade profissional. Se perguntarem sobre experiências negativas, fale com sinceridade, mas mantenha o foco nos aprendizados e crescimento pessoal. Dessa forma, você passará a mensagem de que sabe lidar com situações desafiadoras de forma construtiva.
Atente-se para não fazer perguntas inapropriadas
É natural que, ao concorrer a uma vaga, você queira saber sobre salário e benefícios, por exemplo. Mas não se preocupe, pois no momento certo, você terá acesso a essas informações. Algumas empresas as divulgam com a vaga. Outras, fazem isso quando a pessoa já avançou no processo seletivo.
Então, tenha em mente que o foco da entrevista é demonstrar o que você pode oferecer à empresa. Quando apropriado, faça perguntas sobre a cultura da empresa, oportunidades de aprendizado e crescimento, demonstrando seu interesse genuíno na organização.
Nada de negatividade: enfoque nas qualidades e habilidades
Mesmo que você esteja passando por alguma situação difícil ou delicada, os problemas pessoais não devem ser abordados durante a entrevista.
Por isso, prepare-se com antecedência, pesquise sobre a empresa, liste suas principais realizações e aprendizados, por exemplo. Assim, você conseguirá manter o foco nas habilidades e nas experiências relevantes que podem tornar você a pessoa certa para a vaga.
Além disso, mostre proatividade e entusiasmo em relação à oportunidade, deixando claro como pode contribuir com a empresa.
Lembre-se dessas dicas quando se preparar para a etapa de entrevista do processo seletivo. Dessa maneira, você conseguirá evitar os erros mais comuns.
Agora que você já sabe o que não deve falar na hora da entrevista, cadastre-se no site da Cia de Talentos e inscreva-se nos processos seletivos abertos.