Quais são seus pontos fortes e fracos? Essa é uma das perguntas que costuma gerar aquela dose de expectativa em quem participa de processos seletivos. Se este é o seu caso, já pode soltar a respiração. No artigo de hoje, trouxemos o que você precisa saber para elaborar uma boa resposta.
Em primeiro lugar, prepare-se para falar sobre seus pontos fortes e fracos
Sabendo que existe a possibilidade de falar sobre seus pontos fortes e fracos, o primeiro item da lista é se preparar.
Por isso, separe um tempo e reflita a respeito do que você já fez, sejam experiências profissionais ou não, e também na faculdade.
Anote as qualidades que as pessoas costumam reconhecer em você. Mais do que agradecer os elogios que receber, reflita porque eles foram feitos e o que você fez para ouvi-los.
Da mesma maneira, pense no que você precisa melhorar. Para algumas pessoas, este pode ser um exercício desconfortável. Porém, é necessário para o seu crescimento e pode ser fundamental na sua carreira.
Além disso, tendo consciência dos pontos fracos, você pode buscar maneiras de aprimorá-los.
Feita essa introdução, vamos ver como você pode falar sobre seus pontos fortes e fracos, começando pelo primeiro.
4 aspectos para considerar ao destacar seus pontos fortes
Confira abaixo, dicas práticas para falar sobre as suas fortalezas.
1. Fale com honestidade e evite generalizações:
Ao descrever seus pontos fortes, é importante que a sua abordagem seja honesta e específica. Evite falar generalidades, como “sou uma pessoa organizada”. Em vez disso, dê exemplos concretos de situações em que você demonstrou essa habilidade.
Por exemplo, você pode dizer: “Sou uma pessoa organizada porque sempre consigo cumprir os prazos dos meus projetos e manter meu ambiente de trabalho limpo e arrumado”.
2. Relevância para a vaga:
É importante que você estude a vaga e relacione seus pontos fortes com as habilidades essenciais para ela. Como falamos acima, aqui uma fala específica é fundamental. Por isso, comente como suas habilidades podem agregar valor à empresa.
3. Dê exemplos concretos:
Ilustre seus pontos fortes com exemplos reais. Conte histórias breves que demonstrem suas habilidades em ação. Isso cria um impacto maior do que simples afirmações.
4. Confiança, não arrogância:
Enfatize suas qualidades com confiança, mas evite parecer arrogante. Aqui, o ponto-chave é forma como você fala sobre seus pontos fortes. A maneira como você contextualiza, as palavras que usa e o tom de voz é o que vão deixar clara a diferença entre os dois comportamentos.
Agora que você já sabe como descrever suas fortalezas, vamos dar mais detalhes sobre como comentar sobre seus pontos fracos. Mas antes…
Você tem receio de falar sobre pontos fracos?
Ficar com um pé atrás ao descrever pontos fracos em uma entrevista de emprego é absolutamente compreensível e comum. Esse medo tem a ver com diversas preocupações legítimas, e entendê-las pode ajudar você a abordar essa questão de maneira mais confiante e eficaz.
E por que isso acontece?
Essa insegurança surge por diversos motivos, entre eles:
– Medo do julgamento: As pessoas temem que suas fraquezas sejam mal interpretadas ou que possam ser julgadas como inadequadas para a vaga. O pensamento é que serão avaliadas de forma negativa, o que faz com que tenham dificuldade – e até relutem – em compartilhar informações sobre áreas onde podem não ser tão fortes.
– Impacto na decisão de contratação: Existe um temor de que admitir fraquezas pode impactar pode ser ruim e influenciar na decisão de quem será a pessoa escolhida para a vaga. O receio é de que os pontos fracos se destaquem mais do que os fortes, sendo este o motivo da não contratação.
– Falta de habilidade para transformar fraquezas em oportunidades: Muitas pessoas não sabem como transformar seus pontos fracos em oportunidades de crescimento. Se este for o seu caso, é necessário desenvolver essa habilidade para conseguir demonstrar como estão trabalhando para superar suas fraquezas.
– Pressão pela perfeição: Em geral, existe uma pressão implícita sobre as pessoas para que sejam perfeitas, principalmente em situações de entrevista de emprego. É um padrão irrealista que pode levar pode levar a uma relutância em admitir qualquer falha.
Feitas essas considerações sobre pontos fracos, saiba como falar sobre eles.
3 formas de descrever seus pontos fracos
Separamos algumas dicas para ajudar você. Confira:
1. Honestidade em primeiro lugar:
Dizer a verdade é ponto básico em qualquer etapa do processo seletivo, em especial, na etapa de entrevista. Então, seja transparente sobre seus pontos fracos. As pessoas que fazem o recrutamento e a seleção para as vagas valorizam a honestidade e a capacidade de autoavaliação.
2. Mostre progresso:
Ao mencionar suas fraquezas, o ideal é que você se concentre naquelas em que está trabalhando para melhorar. Assim, é possível contar o que tem feito para superá-las. Além de responsabilidade, isso demonstra autoconsciência.
3. Transforme fraquezas em oportunidades:
Apresente uma fraqueza como uma oportunidade de crescimento. Por exemplo, se você tem dificuldade em delegar tarefas, diga como está aprendendo a confiar mais nas outras pessoas da equipe.
Depois de todas essas dicas para que você saiba como falar sobre seus pontos fortes e fracos, lembre-se ainda de:
– adaptar suas respostas: Personalize suas respostas para cada entrevista. O que funciona para uma empresa pode não ser eficaz para outra, dependendo da vaga e da cultura organizacional;
– manter a calma: A respiração tem um papel importante aqui. Por isso, durante a entrevista, procure respirar de maneira controlada e falar pausadamente, com clareza.
Aplicando essas estratégias, você terá mais confiança e segurança para responder à pergunta sobre pontos fortes e fracos em uma entrevista de emprego. Além disso, tenha em mente que preparação e a sinceridade também são suas aliadas nesse momento. Por fim, aproveite ainda essa oportunidade para mostrar não apenas suas habilidades, mas também sua capacidade de autoavaliação e crescimento contínuo.
Agora que você sabe o que responder sobre pontos fortes e fracos em uma próxima entrevista, que tal conferir os processos seletivos que estão inscrições abertas? Acesse o site da Cia de Talentos.
1 comentário
Legal.