Diferentes níveis de oportunidades exigem diferentes formas de se apresentar ao mercado de trabalho. E estamos aqui para contar algumas pequenas (mas importantes) diferenças entre os currículos de quem busca uma vaga de estágio e dos CVs das pessoas que estão buscando vagas de trainee.
Para entender as diferenças nos currículos, vamos primeiro retomar o que é um estágio e o que é um trainee:
Estágio
É uma vaga destinada a quem ainda está na faculdade, normalmente, com um ou dois anos pela frente para se formar. É uma oportunidade para, na medida em que a pessoa vai recebendo conteúdo teórico na faculdade, ela também possa ter a experiência prática dentro de uma organização, para conhecer o mercado, para se desenvolver, para desenvolver competências e, claro, para entregar resultados para a empresa!
Dependendo da estratégia da empresa, o estágio pode resultar, ou não, em uma efetivação ao término do contrato.
No geral, isso depende de algumas variáveis, como o desempenho do profissional, ter vagas efetivas abertas dentro da organização, entre outros. É uma porta de entrada para o mercado e, passar por essa experiência, é uma via de aprendizado.
Trainee
O trainee é uma vaga destinada às pessoas recém-formadas na faculdade. A carga horária de trabalho é maior do que a de um estágio e o trainee já entra na empresa como efetivo. Os programas de trainee têm duração variada – alguns com menor tempo (8 meses, por exemplo) e alguns chegando a dois ou três anos – dependendo de cada empresa.
O intuito de um programa de trainee é formar este profissional, para que ao fim daquele período, possa assumir uma posição estratégica na organização – seja liderando um projeto, um time ou uma área. A expectativa quanto aos trainees é elevada, pois estes programas acabam servindo, muitas vezes, como estratégia de sucessão dentro das empresas. Lembre-se: O potencial para posições de média gestão a médio e longo prazo é avaliado nos candidatos a trainee.
Entendendo melhor o que é um estágio e um trainee, é válido dizer também que para os dois perfis não consideramos como pré-requisitos ter experiência de trabalho, já que ambos são portas de entrada para o mercado e, em alguns casos, são a primeira experiência de trabalho de um profissional (principalmente, o estágio). Há alguns trainees e programas de jovens profissionais que consideram a experiência como um requisito – isso depende da estratégia da organização e vale ficar atento às informações do processo antes de se candidatar.
Dadas as devidas diferenças de ambos, vamos falar dos currículos!
Como fazer currículo
Como você pode ver, a expectativa em relação a um trainee é alta! Por isso, na hora de fazer um currículo, vale valorizar as experiências relevantes que você já teve – na faculdade, em trabalhos acadêmicos, se você teve um papel de liderança em estágios anteriores – destaque todas essas informações. Além disso, ao se candidatar a uma vaga de trainee, é importante deixar claro o objetivo, em que área pretende atuar (verifique se a empresa que você procura tem vagas na área) e também em que nível. Por exemplo, “ser trainee na área de marketing”.
Para posições de estágio, a dica é valorizar as experiências que você já teve (as extracurriculares e, se tiver, profissionais). É uma forma de quem ver seu currículo já ter uma noção do seu empenho, força de vontade, envolvimento e engajamento com diferentes atividades. Afinal, é isso que toda empresa procura, né? Alguém que não fique parado e que busque se desenvolver!
Para ambos os casos, o grande segredo talvez não esteja na hora de fazer o currículo, mas sim nas experiências que você adquire ao longo da vida! É importante desenvolver um idioma (seja num curso ou sozinho com livros ou pela internet), se envolver em atividades, aprender com elas e tudo o que falamos aqui em outros textos. Se o currículo é o retrato de quem você é, mais importante do que preparar um bom currículo é viver bem as oportunidades de desenvolvimento que você tiver pela frente. Faz sentido?
Mais uma vez, muito boa sorte nos processos seletivos e na sua jornada profissional!
Luís Maurício
Consultor – Cia de Talentos
3 comentários
Não conaigoe inscrever no programa de estágio, gostaria de me.increver
Oi, Wellington. Sentimos muito que isso esteja acontecendo. Você pode enviar um e-mail pra assistencia.ct@grupociadetalentos.com.br
Qualquer estudante de graduacao pode fazer um estagio. De preferencia, o programa deve estar relacionado com a area de formacao e ser feito da metade para o final do curso. O motivo e simples: com alguma base teorica sobre a profissao, ha um aproveitamento melhor dessa experiencia pratica na area. Na hora de procurar estagio, o estudante pode ser proativo e entrar em contato com empresas por conta propria perguntando se ha vagas para esse tipo de programa. A univers 40 idade tambem costuma facilitar a realizacao de estagio por parte dos alunos, seja com a divulgacao de oportunidades externas, seja com a disponibilizacao de vagas internas.