Comunicar é tornar algo comum a um grupo de pessoas.
Uma das teorias de comunicação mais conhecidas é a Teoria da Persuasão de Carl Hovland e Harold Lasswell. Na década de 40, estes estudiosos concluíram que quando nos comunicamos esperamos uma resposta, um efeito em quem irá receber esta comunicação (os autores chamam de “Audiência” quem recebe a comunicação). Portanto, comunicar é uma ação, um estímulo, e espera-se um efeito ou resultado desta ação na audiência que receberá o estímulo. Porém, estes autores observaram que o efeito dependerá dos Aspectos Psicológicos da audiência (canal, interesse, entendimento, cultura, valores, etc..). Estes aspectos irão definir o que a audiência irá compreender e por quanto tempo irá perdurar o efeito.
Os autores chegaram à essa Teoria depois de analisarem as formas de comunicação usando a metodologia dos 5Q’s:
Quem? Diz o que? Em qual canal? Para quem? Com quais Efeitos (esperados)?
O que influencia a audiência?
A nossa audiência (quem irá receber esta comunicação) estará processando rapidamente todos os estímulos que receber da mensagem e isso envolve não somente o conteúdo! Nesse caso, os principais estímulos que irão influenciar a nossa audiência são:
Referências – o que a audiência já conhece sobre aquele assunto
Forma – linguagem, entonação de voz, códigos utilizados
Meio – e-mail, telefone, WhatsApp, TED, vídeo, Meme
Conteúdo – significado das palavras, conexões dos argumentos e das ideias
Credibilidade do Emissor – fontes, o que a audiência sabe sobre o autor e a imagem que tem dele
Você percebe que dependendo da forma como a comunicação ocorre é gerada resistência ou vontade de colaborar? Você sente-se muitas vezes frustrado por não conseguir influenciar pessoas importantes na sua vida pessoal, na faculdade e no trabalho?