Começar um estágio é bem emocionante: você coloca na prática o que está estudando, desbrava o mercado e conhece profissionais de diferentes áreas e mais experientes que você.
É uma experiência incrível, repleta de desafios e que ainda oferece a possibilidade de ser efetivado. Embora a possibilidade seja real na maioria das vezes, é importante ter a postura certa desde o primeiro dia – até porque são as suas atitudes e comportamento que podem levá-lo para a efetivação.
Listamos aqui 5 atitudes que realmente podem transformar você, de estagiário, para um profissional por tempo integral.
1 – Encare o estágio com seriedade
O estágio é trabalho e aprendizado monitorado. É uma excelente chance de aprender com pessoas que já estão há algum tempo na área, para tirar dúvidas sobre o mercado e a função em si.
No entanto, alguns encaram o estágio como um período de “diversão” e acreditam que está “tudo bem” não ser tão responsável assim, porque é “tolerável” nessa etapa. No entanto, não é tolerável ser irresponsável no estágio e nem na vida.
Portanto, desde o primeiro dia encare o estágio com responsabilidade do início ao fim – mesmo que o contrato seja apenas pelo período estabelecido sem possibilidade de ser efetivado.
A atitude certa mostrará que você é um profissional maduro, e se futuramente houver uma oportunidade, poderá ser lembrado. Além disso, os próprios profissionais que vão conviver com você, podem abrir portas em outro lugar. Então fique esperto.
2 – Não entre no “mood” da turma reclamona e fofoqueira da firma
Em toda empresa tem a “turminha da pesada”. Aquela turma que reclama de tudo e de todos e sai espalhando fofoca como se não houvesse amanhã. Pois bem, fique longe dessas pessoas.
Já ouviu falar que uma maçã podre contamina as outras? Pois é, esse ditado é verdadeiro e no caso de pessoas reclamonas, elas contaminam o ambiente e podem influenciar outras pessoas a terem a mesma atitude.
Entenda que toda empresa tem os seus problemas e desafios, e eventualmente, situações chatas podem acontecer (isso chama-se “vida”), no entanto, não dá para anular todo o histórico positivo da empresa e dos colegas.
3 – Cumpra com as práticas e regras da empresa
Se a empresa pede um look mais formal, respeite a regra e siga. Toda empresa tem suas regras e por mais que você não entenda ou goste, enquanto for estagiário ou funcionário, terá de cumprir.
Procure alinhar com a recrutadora quais são as regras e protocolos que você precisa seguir antes mesmo de começar o estágio.
4 – Demonstre vontade de aprender e coloque a mão na massa
Todos sabem que você é estagiário, portanto, não há porque ter medo de pedir orientação ou ajuda, quando necessário.
Demonstre vontade de aprender e de ajudar seus colegas, fique atento e veja como você pode ser útil para a área que está inserido. Converse com pessoas que são mais experientes e pergunte se pode acompanhar o trabalho e ajudá-las no fim.
Sua proatividade pode te aproximar da efetivação após o estágio, além de você realmente aprender a função.
5 – Não tenha medo de pedir e ouvir feedback
O feedback é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e profissional, e se tratando de estágio, o feedback terá um valor ainda maior nessa fase da vida profissional.
Os feedbacks dos colegas serão as primeiras percepções de você como profissional e logo no início da sua jornada no mercado de trabalho. Ouvir feedbacks que ajudam a construir o profissional que você quer se tornar, logo no início da carreira, faz uma enorme diferença.
Pense que você começará a ajustar a rota e a moldar o profissional que deseja ser, desde cedo, o que te dá a vantagem de buscar conhecimento o quanto antes.
Conclusão
Seguir todas essas dicas é garantia de efetivação? É claro que não, embora ajude, mas existem inúmeros motivos que vão além do seu controle determinar a efetivação.
No entanto, mesmo que você não seja efetivado, o importante é se posicionar como um profissional maduro e responsável desde cedo.
Seja comprometido, seja no estágio ou num emprego de tempo integral… Não importa o “status” ou a circunstância, e sim, em quem você quer se tornar e qual a marca que deseja deixar nas pessoas e pelas empresas que passar.