Encontrar a vaga de estágio perfeita é o sonho de muitos estudantes, mas não precisa ser apenas uma ilusão se você adotar a abordagem certa, se envolver em algum networking e começar a busca com planejamento e antecedência.
Estamos prestes a entrar na melhor temporada de abertura para vagas de estágio e esse é o momento de começar a trilhar o que se almeja para sair na frente.
Confira o passo a passo e as dicas para encontrar a vaga de estágio perfeita!
Os três pilares da vaga de estágio perfeita
Estágios bons e bem-sucedidos geralmente oferecem benefícios como:
- Ensina os conhecimentos básicos e as skills necessárias para um contrato de emprego de tempo integral (seja na empresa onde você estagiou ou na empresa concorrente);
- Oferece experiências que irão melhorar positivamente o seu currículo;
- Ajuda na construção de networking que pode ajudar na futura procura de emprego.
É claro que existem outros critérios e benefícios que são mais particulares e dependem da sua visão de sucesso e dos seus valores e personalidade. Mas de um modo geral, esses são os três pilares para encontrar a vaga de estágio perfeita.
Converse com orientadores acadêmicos, mentores e professores para descobrir quais empresas em seu setor-alvo oferecem vagas de estágio perfeitas onde você poderá ter uma experiência transformadora.
Planejando a busca pela vaga de estágio perfeita
Ciente dos três pilares, agora é a hora do planejamento. Ou seja, listar todas as tarefas que envolvem a busca pela vaga e prazos para a execução de cada uma.
1 – Conheça-se verdadeiramente
Não basta saber o sabor preferido da pizza de sábado ou o gênero de livro que mais gosta de ler. É importante conhecer seus valores a fundo, o que te motiva, o que gosta de verdade em um trabalho e o que não gosta. Já parou para pensar no que você não abre mão no dia a dia?
Reflexões e perguntas como essas fazem você sair da mesmice e saber o que realmente quer e assim dar o match na vaga de estágio perfeita.
Liste as perguntas que fazem sentido para refletir profundamente e chegar até as respostas. Com as respostas em mãos ficará mais fácil definir objetivos e conquistar a tão sonhada vaga.
O Genius e o Lifestyle, do Bettha, podem te ajudar a responder algumas dessas perguntas e te ajudar a se conhecer mais.
2 – Entenda os motivos que te levam a querer trabalhar numa determinada empresa
Muitas empresas oferecem regalias dentro do escritório e ainda criaram outras para quem é do time do home office. Essas regalias vão desde um escritório descolado com vídeo game e escorregador, cerveja na faixa toda sexta-feira, comidinhas de graça todos os dias e até estrutura para lavar a própria roupa no local.
No geral, são benefícios interessantes e divertidos e, embora deem aquele gás no dia a dia, eles são suficientes para o que você almeja no longo prazo? A remuneração é boa? O trabalho em si ajudará a construir a sua experiência profissional?
Não se apegue ao ambiente descolado e sim ao que realmente importa. Defina as prioridades e, se a empresa atendê-las, o que vier de “extra” será lucro.
3 – Conheça a cultura das empresas do setor que você está em busca
Pode parecer desafiador conhecer a cultura de uma empresa não sendo parte do time, mas, nada como a página de vagas da própria empresa, o LinkedIn e sites que ofereçam espaço para os funcionários contarem suas experiências no ambiente de trabalho para tornar essa tarefa bem-sucedida.
Pesquise bastante e tente conversar com quem atua e já atuou na empresa que deseja. Assim você saberá se a cultura está de acordo com os seus valores.
4 – Pense no futuro e identifique quais as competências que você precisa para chegar lá
Se algum dia você pretende se tornar gestor, busque desde já ter as competências que esse cargo necessita. Não deixe para quando a oportunidade bater. Você deve estar preparado quando ela chegar à sua porta. Afinal, ninguém aprende nada da noite para o dia.
Além disso, mesmo estudando existe uma grande diferença entre saber a teoria e viver a prática. No entanto, a teoria é necessária para dar o fundamento para viver na prática.
Pesquise mais sobre a carreira, converse com quem já está lá e peça dicas. Faça cursos, leia bons livros sobre o assunto, assista palestras e vá moldando o estilo do profissional que quer ser.
Dicas extras para encontrar a vaga de estágio perfeita
Algumas pesquisas dizem que até 80% das oportunidades de emprego, incluindo estágios, nunca são anunciadas. Em vez disso, são preenchidas por meio de redes pessoais e referências.
Ou seja, buscar por profissionais que já estagiaram ou que trabalham no mercado que quer é fundamental e essa dica fica mais como reforço para você não ignorar os bate-papos do seu planejamento.
Além disso, siga as próximas dicas (e reflexões) extras:
- Crie e nutra o seu networking. Você nunca sabe quem seus pais conhecem até perguntar ou se você tem vizinhos bem relacionados em seu setor de atuação.
- Experiências de voluntariado muitas vezes podem se transformar em empregos de tempo integral após a formatura. Pense nisso.
- Crie cartas de apresentação e currículos e bem elaborados e direcionados que deem foco na empresa e a posição para a qual você está se candidatando. Lembre-se que apenas um erro de digitação pode colocá-lo fora do processo seletivo.
- Tenha um processo metódico para registrar suas entrevistas e estabeleça datas para fazer o acompanhamento com os recrutadores por e-mail ou telefone. Não se esqueça da importância do e-mail de agradecimento após a entrevista ou fim do processo seletivo.
Match de estágio
É possível identificar as empresas para as quais se deseja trabalhar e buscá-las em sites como o Bettha ou a própria Cia de Talentos. É uma maneira mais ágil, inteligente e otimizada para encontrar a vaga de estágio perfeita. Afinal:
- Você passa por jornadas de desenvolvimento e aperfeiçoamento para dar match com a empresa ideal;
- Não perde tempo na busca desenfreada por estágio.
Conclusão
Encontrar a vaga de estágio perfeita, vai muito além da busca e inscrição em inúmeras vagas.
Conheça-se, planeje-se, defina objetivos e prazos para a execução. Não ignore os bate-papos com profissionais do mercado e, principalmente, seja criterioso.
Nessas horas é importante ter foco e não desistir. Mas, se você ainda não encontrou a vaga de estágio perfeita, continue a estudar e a procurar. Uma hora acontece e quando acontecer, você estará preparado.