A entrevista de emprego pode ser considerada o momento zero da verdade. Se você não é do marketing, explicamos: o ZMOT (momento zero da verdade) é estar presente no momento que o potencial cliente está na fase de pesquisa pelo produto. Ou seja, na pré-compra, para “influenciar” que ele compre da sua empresa.
É uma estratégia focada em vários pilares. Em uma entrevista de emprego, a sua estratégia deve ser criar vários deles até chegar no momento decisivo, onde a pessoa que te entrevista está considerando você para fazer parte do time.
Para sair na frente, você precisa planejar e pensar antes mesmo da entrevista de emprego. Comece pela forma como pesquisa as vagas, pela produção de currículos e textos de e-mails até o processo seletivo como um todo.
Quer você esteja procurando seu primeiro emprego ou seja um profissional experiente, nunca é demais revisar esses princípios básicos que todas as empresas avaliam durante a entrevista de emprego.
E o que as empresas avaliam na entrevista de emprego?
1 – Pontualidade
Atrasar para a entrevista de emprego deixa uma má impressão e pode dar a entender que você não respeita o tempo das outras pessoas.
Mas sabemos que imprevistos acontecem e duas coisas precisam ser consideradas neste caso:
1º: se for atrasar, entre em contato com a empresa e avise sobre o atraso. Afinal, não há nada mais irritante do que ficar esperando alguém sem saber se a pessoa vai aparecer ou não.
2º: planeje o trajeto antes de sair com a ajuda do Google Maps ou Waze para evitar atrasos e escolher as melhores rotas. Saia de casa, no mínimo, 15 minutos antes do previsto para chegar no horário combinado.
2 – Se a lição de casa foi feita
A lição de casa nada mais é do que pesquisar sobre a empresa e sua história. Chegar na entrevista e não saber nada é um tiro no pé e há grandes chances de você não conseguir a vaga, mesmo que tenha grande potencial.
Então, pesquise sobre a história da empresa, a cultura e o que a mídia está falando sobre ela. Geralmente, muitas dessas informações estão à disposição no próprio site da companhia.
Se puder conversar com alguém que já trabalhou ou trabalha por lá, melhor ainda! Isso te dará mais segurança na hora das respostas.
3 – Linguagem corporal
Esteja ciente de que o seu corpo fala e que você sempre comunica algo por meio da sua postura. Por isso, certifique-se de que seja algo bom.
Por exemplo, sentar com as pernas e os braços cruzados envia uma mensagem de que você está fechado ou se sente na defensiva. Agora, se você mantiver as mãos no colo durante toda a entrevista, pode sinalizar que não tem autoconfiança. Já enrolar o cabelo pode fazer você parecer nervoso ou infantil.
Outra dica é sempre se levantar quando outra pessoa entrar na sala e for te cumprimentar.
4. Dress code
Uma entrevista pode ser a única chance que você terá para causar uma boa impressão pessoalmente. Então, vista-se de maneira impecável. Isso não significa roupa de grife ou um vestuário formal. E sim, peças que são apropriadas para aquele contexto e que estejam limpas. Uma bermuda ou uma saia curta não são peças de roupas ideais para uma entrevista de emprego.
Muito perfume, maquiagem pesada e vários acessórios também podem ser mal vistos. Opte pelo equilíbrio.
Para não ter erro, siga a dica 2. Descubra o dress code do time e siga o exemplo.
5 – Nível de nervosismo
Sim, uma entrevista de emprego é uma situação de alta pressão. Mas demonstrar um nervosismo fora de controle fará com que você perca pontos nos poucos momentos que tem para brilhar.
Estar munido de informações sobre a empresa, ensaiar as respostas das possíveis perguntas que serão feitas – e basicamente são perguntas sobre sua trajetória e quem você é – ajuda a ter mais controle do nervosismo.
6 – Interesse
Na dica 2, falamos um pouco sobre o interesse ao pesquisar e aprender sobre a história da empresa e sua cultura. Essas informações ajudam tanto a responder, como a elaborar perguntas.
Inclusive, fazer perguntas também é um termômetro para quem te entrevista identificar o seu nível de interesse em trabalhar na empresa.
Apenas tome cuidado com o que irá perguntar. Ou seja, por mais que você esteja curioso sobre a remuneração e benefícios, não faça desse tema uma das suas perguntas principais. Questione sobre a empresa, a rotina com o time, mostre curiosidade sobre outros assuntos que vão além do salário e que também são importantes. E, por último, pergunte sobre a remuneração.
Conclusão
Lembre-se de que a entrevista de emprego é uma via de mão dupla. É uma oportunidade para você se vender para a empresa, mas também para aprender mais sobre o local de trabalho, ver se o cargo e o ambiente se encaixam com você.
Quando se trata de entrevista de emprego, a prática leva à perfeição e conhecer as regras com antecedência é um ótimo começo. Portanto, esteja preparado, seja confiante e você mesmo. Assim, você brilhará.
Boa sorte!
5 comentários
Vagas que oportunizem não apenas o jovem, mas também os maiores de 30, 40 , 50 e demais idades.
Público com interesse aquém, com vivências e sim formadores de opiniões.
Olá, tudo bem? Nós somos uma consultoria de recrutamento e seleção de programas de estágio e trainee. A nossa start-up http://www.bettha.com possui outros tipos de vagas também 🙂
Muito feliz por estar participando desse processo seletivo para estágio em Direito, aos 48 anos, muito felizzzz!! Nunca desista dos seus sonhos !!!
Estamos torcendo por você, Monica!
A sensação é muito boa, é como se fosse uma entrevista de primeiro emprego. Vamos pra cima!!