Ano novo, vida nova e talvez emprego novo também – mesmo que você não tenha experiência.
Sabemos que conquistar uma vaga sem ter experiência não é uma tarefa fácil e que demanda muita paciência e energia para não desistir no primeiro não.
Mas é possível tornar o seu perfil mais promissor e atrativo para o mercado de trabalho. No entanto, requer esforço para fazer acontecer.
Confira 4 dicas para começar a colocar em prática desde já para conquistar a tão sonhada vaga sem ter experiência.
1 – Faça voluntariado
O voluntariado é uma forma incrível de conseguir experiência, mesmo que não formal – além de ajudar causas que você acredita.
Aliar valores com causas sociais é uma oportunidade real de transformar o mundo e ele pode estar a poucos metros de você.
Provavelmente o seu bairro tem alguma ONG ou hospital que precisam de trabalho voluntário. Então, corra atrás de informação e não perca essa chance.
Se não sabe por onde começar, existem algumas plataformas como a Voluntários e a Atados que ajudam a encontrar vagas para trabalho voluntário.
2 – Estude um idioma
Todo mundo sabe que o inglês é mandatório e abre portas no mercado de trabalho. Por isso, mesmo sem experiência profissional, o inglês pode contar pontos e te ajudar.
Existem muitas formas de estudar inglês pela internet e de graça. O Instituto Federal Rio Grande do Sul oferece alguns cursos online e gratuitos.
O espanhol é outro idioma importante, já que o Brasil é cercado por países que falam a língua. E, em menor escala, mas que tende a aumentar a procura, é o mandarim.
3 – Invista em projetos pessoais
Todo mundo tem um hobby que pode virar um projeto bem incrível: um blog sobre moda, um canal no YouTube com dicas sobre tecnologia… As possibilidades são infinitas.
Transformar o seu hobby em projeto é uma maneira de ganhar experiência prévia envolvendo disciplina, comprometimento e força de vontade para tirar do papel – características que são bem vistas em qualquer processo seletivo.
4 – Busque se desenvolver constantemente
Se capacitar é uma jornada que não tem fim. Afinal, os tempos mudam na velocidade da luz e com isso surgem novas demandas no mercado. Mas, existem certas habilidades que são necessárias em qualquer área e para qualquer cargo.
Essas soft skills ajudam o profissional a ter mais autonomia, a executar com mais precisão e a trabalhar em equipe. Existem 8 que garantem tudo isso e que você pode aprender no Jornada para o Futuro – um programa gratuito que te ajuda a desenvolver as soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho. E você sabe quais são?
Autoconhecimento
Saber exatamente quem você é, conhecer os porquês que te fazem reagir de tal modo e ter certos sentimentos, descobrir seus limites. Tudo isso é importante para definir uma trajetória de sucesso.
Não dá para encarar por tanto tempo uma profissão que não te dá prazer e que vai contra os seus valores.
Valores
Falando em valores, são os seus que determinam o que é aceitável, justo e genuíno para você. Por exemplo, se você é vegano, talvez não aceite trabalhar em empresas que apoiem rodeios ou que faça algum tipo de exploração animal, pois seria contra o que você acredita.
Ter em mente quais os que você não abre mão, nem mesmo pelo dinheiro, ajuda a encontrar a empresa que também possui valores semelhantes ou iguais aos seus.
Resiliência
Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou é o poder da resiliência. Se adaptar rapidamente a novos cenários, ainda mais quando são incertos, é uma excelente habilidade.
Essa soft skill está entre as mais valorizadas do mercado porque o negócio pode flutuar pelos mais variados motivos: desde uma crise econômica a uma mudança de estratégia para conseguir novos investimentos. Quem não conseguir se adaptar com agilidade, pode perder a chance de crescer.
Empatia
Se colocar no lugar do outro é uma forma de evitar preconceitos e julgamentos sem fundamentos como primeira reação. A empatia deve ser colocada em prática em qualquer situação e para qualquer pessoa.
Nunca se sabe o que realmente está acontecendo do outro lado e criar opiniões com pouco embasamento é o mesmo que acreditar que a ponta de um iceberg pode ser inofensiva. A história é sempre mais profunda.
Comunicação
Se quem não se comunica não vai à Roma, imagine trabalhar em equipe e não se comunicar durante as entregas, não saber apresentar um projeto ou, pior, deixar de entregar porque não soube fazer as perguntas certas.
A comunicação é tudo e, sem ela, ninguém é capaz de fazer um bom trabalho. Saber falar é uma arte que precisa ser dominada, ainda mais em tempos de comunicação não-violenta.
Inovação
Solucionar de forma inovadora nem sempre é usar tecnologia de ponta, mas sim, sair do óbvio para encontrar uma solução ideal, no timing e que seja a mais prática possível. Às vezes a inovação é usar as ferramentas velhas de guerra para resolver um problema frequente.
Visão de negócios
Independentemente do cargo, ter uma visão de negócios, ou seja, entender um pouco sobre economia, tecnologia e do mercado de atuação que você está inserido, faz toda a diferença para desenvolver um novo produto, por exemplo.
Mindset ágil
Agilidade é um assunto muito popular na área de tecnologia, mas seja lá qual área você quer estar, é preciso dominar o mindset ágil para tomar decisões rápidas e com grandes consequências, sem que isso seja um problema.
⚠️ Inscreva-se no programa Jornada para o Futuro e desenvolva a sua melhor versão.
Conclusão
Com essas dicas, é certo que você vai ganhar boas vivências com mais chance de conquistar uma vaga sem experiência.
Invista em você com os recursos disponíveis no momento, no tempo que você pode e da forma como pode. Só não deixe de investir e de acreditar em você.
Vai com tudo que uma hora a vaga será sua.
1 comentário
parabens