Na hora de contratar, as empresas avaliam as skills de quem participa do processo seletivo para checar se elas se encaixam na vaga. Afinal, você não contrataria um jardineiro experiente para programar, não é? Apesar de hoje muito se falar em soft skills, as empresas também estão de olho nas hard skills – tanto as gerais, que são independentes das exigidas da vaga, como as que são exclusivas da função.
Mas como separar uma da outra? Como dar o devido destaque? Continue a leitura para saber mais.
O que são hard skills?
Hard skills são mais fáceis de quantificar e medir. Ou seja, são os conhecimentos técnicos, que exigem treinamentos e estudos específicos, como uma pessoa que atua com desenvolvimento que precisa dominar linguagens de programação para criar softwares ou sites.
Por meio de instruções específicas e de tentativa e erro, as hard skills formam a “espinha dorsal” do trabalho.
Exemplos de hard skills
A lista de hard skills é tão longa quanto o número de diferentes profissões que existem no mundo, mas aqui estão algumas:
- Vendas;
- Marketing;
- Gestão de projetos;
- Desenvolvimento de software;
- Análise de negócio;
- Inteligência Artificial;
- Blockchain;
- Contabilidade.
Se você tem pouca experiência prática, isso pode ser medido em termos de notas de testes e graus ou certificações recentes.
Hard skills e soft skills: qual a diferença?
A diferença entre hard skills e soft skills é bem clara. Enquanto uma é fácil de medir e definir, a outra é um pouco mais difícil de mensurar e comprovar.
Pense em hard skills como aquelas habilidades nas quais você possui certificações ou estudou especificamente para tal. Já as soft skills são aquelas que te ajudam a construir relacionamentos mais duradouros com colegas de trabalho e clientes.
A importância de hard skills e soft skills não deve ser subestimada. Por isso, ambas devem ser desenvolvidas em conjunto para que se tenha sucesso na carreira.
Hard skills gerais mais exigidas no mercado
Após ler o título acima talvez você pense: “se hard skills são mais específicas e dependem da função, não existem hard skills gerais.”
Na verdade existem e são bem requisitadas no mercado. Isso quer dizer que, se você as tiver, ganhará pontos extras e estará mais próximo de conquistar a vaga.
Veja a seguir as hard skills que você deve possuir no currículo para sair na frente:
1 – Idioma
Independentemente da função, dominar um outro idioma que a língua nativa, o leva além, pois isso pode facilitar a relação e o trabalho em si com clientes e parceiros que falam tal língua.
Você já sabe que o inglês é mandatório, e hoje em dia, as empresas estão exigindo além do inglês uma terceira língua, geralmente o espanhol ou o mandarim.
Se interessou em aprender um novo idioma? O Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRGS) oferece alguns cursos de idiomas que são gratuitos e online.
2 – Pacote Office
Pode parecer besteira, mas o Office sim é exigido, mas não no modo usuário – saber abrir um documento, digitar, inserir algumas fórmulas e fazer o feijão com arroz bem feito.
As empresas estão exigindo domínio, principalmente em Power Point para apresentações – o que hoje em dia, qualquer que seja sua função, em algum momento você terá que apresentar algo – e Excel.
O Excel tem conexão com os demais softwares do Office, além de possuir mil e uma funções, seja para controle financeiro, gestão de clientes, análise de dados e integração com outras plataformas.
A Fundação Bradesco oferece gratuitamente cursos em níveis básico, intermediário e avançado de Excel.
3 – Business Analytics
O business analytics combina a avaliação de dados e análise para gerar informações reais sobre uma determinada situação que serve para tomada de decisões de uma empresa. Por isso, é uma área que envolve conhecimento profundo sobre dados e negócios.
O Coursera possui um curso gratuito de Business Analytics.
Hard skills em áreas específicas
Confira quais são as hard skills necessárias para as áreas mais aquecidas do momento:
Desenvolvimento de software
- Java
- PHP
- MySQL
- SQL
- C#
- JavaScript
- C++
- Python
- iOS/Swift
- Ruby on Rails
Design
- Photoshop
- Illustrator
- InDesign
- UX/UI design
- UX research
- Teoria das cores
- HTML/CSS
- Tipografia
Gestão de projetos
- Metodologias ágeis
- Conhecimento econômico e de mercado
- Negócios digitais
- Entendimento técnico do projeto
Marketing
- SEO/SEM
- PPC
- Social media marketing
- Copywritting
- CRO e Teste A/B
- E-mail marketing e automação
- HubSpot, Aritic PinPoint, ONTRAPORT, Infusionsoft
- Funil em Y
- UX Design
- Google Analytics and Google Search Console
- AdWords, Facebook Ads
Como melhorar ou desenvolver hard skills
Aqui estão algumas maneiras de melhorar suas habilidades:
Faça cursos e treinamentos
Nem toda hard skill precisa necessariamente de um diploma da faculdade. É possível aprender algumas realizando cursos e treinamentos e se dedicando nos estudos de forma mais autônoma – é assim que costuma começar quem está na área de desenvolvimento.
Pratique com frequência
Se você quer ser bom em algo, precisa praticar e com frequência. Embora o tempo dedicado seja importante, a constância vale mais.
É claro que quanto mais tempo se dedicar, melhor será. No entanto, se atualmente não for possível dedicar muitas horas, comece com 20 minutos por dia e vá aumentando esse tempo aos poucos, de acordo com a sua disponibilidade. Melhor feito do que perfeito, não é?
Peça feedback
Se você atualmente trabalha com outras pessoas que já são experientes nas hard skills que você deseja melhorar, peça feedback sobre seu desempenho e como pode aprimorar.
Conclusão
Ao participar de uma entrevista, não deixe de falar sobre suas hard skills. Pense em pelo menos um exemplo para cada skill relevante relacionada a vaga para o qual você se candidatou.
E não esqueça: desenvolva as hard skills juntamente com as soft skills. Uma nunca irá eliminar a importância da outra.
Por isso, estude e se prepare para demonstrar o quão você domina determinada skill.