O feedback é uma das ferramentas mais poderosas quando se trata de desenvolvimento pessoal e profissional. Não é por acaso, que cada vez mais essa cultura está aumentando nas empresas, pois ela tem várias vantagens. Veja só:
- colabora para o aprendizado contínuo,
- ajuda o profissional a se adaptar rapidamente,
- oferece uma relação com mais abertura e confiança.
Embora o feedback possa ser a principal ferramenta para você se aperfeiçoar, muitas pessoas ainda receiam receber um por considerá-lo negativo. E o foco deste texto é te ajudar a lidar com esse tipo de feedback, que hoje em dia, é chamado de construtivo. Ele é superimportante porque te ajuda a saber o que você precisa melhorar.
Lidando com o feedback em 3, 2,1
Existe uma minoria de pessoas que gosta de receber todo tipo de feedback, mas quando se trata de receber um que traz alguns pontos que ainda não estão tão bons assim, parece que o cérebro não responde muito bem. Mas, como lidar com isso? Confira 4 dicas que separamos pra você.
1. Escute ativamente
A primeira reação geralmente é responder à outra pessoa de imediato, na tentativa de se defender do feedback. É uma resposta automática do cérebro, mas você precisa saber controlar.
Essa atitude não ajuda a entender melhor o outro ponto de vista e muito menos a pensar com clareza e tirar suas próprias conclusões.
Escute o outro lado e se coloque no lugar dele. Não tenha pressa em argumentar, pois vai chegar a hora certa pra você falar.
2. Mantenha a calma
Acima de tudo, respire fundo e mantenha a calma. Apesar de você considerar o feedback ruim, a sua reação não pode ser pior. Nessas horas, é possível mostrar seu nível de maturidade 🙂
Por mais que pra você o feedback não seja justo, entenda que é o ponto de vista da outra pessoa. Por isso, respeite.
3. Aceita que dói menos
Mesmo que seja difícil ouvir um feedback, procure entender, aceitar e perguntar o que você pode fazer para agir de uma maneira diferente quando passar por uma situação semelhante.
4. O silêncio pode ser uma boa resposta no momento
Dependendo do feedback, às vezes, o silêncio pode ser a melhor reação no momento. Porém, isso não significa emudecer por completo.
Ao invés de falar algo apenas por falar, peça um tempo para pensar melhor e tirar suas conclusões. Quando nos distanciamos da situação e pensamos com mais calma, sem reagir de imediato, podemos entender que aquele feedback é coerente.
Em outras situações, talvez você entenda que ele não faz sentido, mas ainda assim, você pode pensar com calma.
Conclusão
Não tenha receio de ouvir um feedback. Embora, em alguns casos, seja uma situação desconfortável, prefira receber um do que ser surpreendido com uma demissão. Afinal, os feedbacks são fundamentais para o seu crescimento e podem te ajudar a ir além, te tirando da sua zona de conforto.
É fácil ouvir um feedback mesmo que, no início, você não concorde? Não, não é. Entretanto, a maturidade e a inteligência emocional precisam comandar o momento para que você consiga tirar melhor proveito daquele feedback.
Do mesmo modo, não tenha medo de dar feedbacks. Seja empático e gentil e ofereça informações que possam ajudar os seus colegas de trabalho a se desenvolverem também.
É comum as pessoas não quererem entrar em uma discussão desagradável por terem medo de serem vistas como “difíceis”, de aborrecer alguém e até sofrer uma “exclusão” da equipe, se sentindo isoladas. É claro que, do ponto de vista da gestão, por mais que até existam esses receios, eles precisam ser deixados de lado para que o feedback seja dado.
Apesar de tudo isso, considere o feedback como algo positivo e que cabe a cada um saber como lidar com ele. O importante é ter consciência disso pra conseguir colocar em prática as dicas que demos aqui.