Você sabe por que fazer uma autoavaliação é tão importante nos finais de ano? Esse processo pode até parecer clichê, mas faz toda a diferença na hora de avaliar a sua evolução pessoal e profissional ao longo dos últimos 12 meses.
Por isso, nesse artigo, vamos te ajudar a refletir sobre o quanto as adversidades de 2020 te tornaram uma pessoa mais preparada para novos desafios em 2021.
Aliás, que 2020 foi um ano desafiador, ninguém tem dúvidas, né?
Nesse período, superar as inúmeras incertezas foi um dos nossos maiores desafios. Mas, além disso, ainda tivemos que lidar com os diversos planos deixados de lado ou reinventados. E nada disso é fácil!
Agora, prestes a fechar esse ciclo, é fundamental revisitarmos todos os acontecimentos com o olhar da autoavaliação. Assim, será possível perceber tudo aquilo que queremos que permaneça e o que precisamos que mude ou se ajuste para o próximo ano que está chegando.
Comece sua autoavaliação com relembrando seus primeiros planos
Para começar essa retrospectiva reflexiva, você vai precisar lembrar dos seus planos para 2020.
Lá no início, qual era a sua maior motivação? Em seguida, como foi para você entrar em contato com as primeiras notícias sobre a pandemia? E com a possibilidade de um lockdown?
Algumas pessoas se ajustaram rapidamente com a necessidade de trabalhar e/ou estudar remotamente. Ainda assim, muitas outras ainda estão no processo de adaptação.
Então, tente analisar qual foi o seu tempo para sintonizar uma mudança tão grande como essa. Mais curto? Mais longo? Precisou de algum tipo de ajuda ou acolhimento? Tudo isso diz muito sobre a sua maturidade para lidar com desafios e a sua capacidade de adaptação.
Mas a sua autoavaliação precisa ir ainda mais além!
Relembre suas reações em meio à crise
No decorrer do ano, por exemplo, todos nós recebemos novas informações sobre a Covid-19 a todo momento. Também fomos bombardeados de notícias sobre o que acontecia em outros países e as diretrizes dos governos.
Processar e analisar essa quantidade de dados, estatísticas e previsões demanda muito do nosso senso crítico e da nossa inteligência emocional. Por isso, é importante que você reflita sobre qual foi a sua reação frente a tudo isso.
- Você conseguiu absorver, digerir e selecionar o que era, de fato, relevante?
- Precisou muito de bate-papos online entre amigos?
- Caiu em alguma “fake news”?
Reconheça o quanto você se adaptou aos novos cenários
Houve um momento em já tínhamos no piloto automático todo o protocolo de usar máscaras e limpar as mãos com álcool em gel. Também já sabíamos que era preciso evitar aglomerações. Mas, mesmo sem uma solução imediata, começamos a “aceitar” o novo.
Levando isso em consideração, reflita sobre a sua contribuição em casa, com a sua família, para que a rotina fosse menos difícil por conta das mudanças. No trabalho, por exemplo, você fez alguma contribuição? Ajudou, de alguma forma, sua empresa a encontrar meios de manter um serviço na ativa?
Tudo isso demonstra sua habilidade de apresentar soluções.
Aliás, fazendo um paralelo com o que vivemos dentro do mercado de trabalho, resiliência, adaptabilidade, análise de dados e informações, colaboração e visão do todo são comportamentos altamente valorizados.
Portanto, pense em todas as experiências que você viveu ao longo deste ano e reflita sobre como essas competências foram desenvolvidas por você!
Por fim, nós desejamos que 2021 traga novas possibilidades de evolução e desenvolvimento. Além disso, ficamos na torcida para que suas reflexões sejam um impulso para te levar mais perto dos seus objetivos.
Boa sorte nessa jornada!
Gabriela Cruvinel
Consultora – Cia de Talentos