Quem acha que o trabalho e o estresse são coisas que andam juntas, precisa rever seus conceitos. Hoje, empresas como o Google apostam em ambientes descontraídos. Entretanto, essas empresas não fazem isso por generosidade. Muito pelo contrário: o conforto é uma questão estratégica.
Ambientes descontraídos estimulam a criatividade e aumentam a nossa disposição. Inclusive, essa discussão é tão relevante, que fazemos pesquisas anuais para conhecer as Empresas dos Sonhos dos profissionais.
Portanto, observar esses aspectos é fundamental na hora de procurar emprego. Afinal, a grande maioria dos problemas que enfrentamos no trabalho nascem por conta de um ambiente ruim. Além disso, costuma ser difícil alcançar cargos altos nesses lugares. Então, pense nisso na hora de procurar um emprego!
Ambientes descontraídos são uma tendência?
Sim, eles são! De tal forma, que as grandes empresas estão abraçando cada vez mais essa causa. Por consequência, outros empresários são influenciados. Aliás, se inspirando nessas grandes corporações, líderes estão valorizando cada vez mais o conforto do profissional. Mas não apenas construindo um escritório mais alternativo, isso também pode ser feito estimulando uma cultura mais diversa.
Por outro lado, alguns negócios não devem adotar esse modelo. Como aqueles que mexem com informações confidenciais, por exemplo. Além disso, empresas que lidam com a segurança e o bem-estar da população também devem ficar de fora.
Mas não se preocupe! São poucos os negócios que precisam adotar essa postura. Hoje, até mesmo os bancos já estão aderindo a esse novo modelo.
Quem teve a ideia de valorizar o conforto?
Como a maior parte das ideias inovadoras, isso veio do setor de tecnologia. Essas empresas estão muito preocupadas em atrair os melhores profissionais. Além disso, elas também buscam formas de manter esses colaboradores.
Imagine um lugar que troca de equipe com muita frequência. Desse modo, a empresa precisa treinar novos colaboradores constantemente. Isso é muito caro!
Proporcionar conforto é uma forma de combater esse turnover. Afinal, ninguém vai querer sair de um lugar que também te dê qualidade de vida, não é mesmo?
A ideia de que trabalhar é apenas um dever, é coisa do passado. Hoje, as pessoas também querem trabalhar por engajamento ou propósito. Portanto, as empresas buscam profissionais que estejam alinhados e abracem suas causas e propósitos. Esses profissionais produzem mais e são mais fiéis às organizações.
Quais são as vantagens dos ambientes descontraídos?
Podemos apontar três características fundamentais que mostram como um ambiente descontraído é importante:
- Funcionários tendem a ser mais espontâneos e autênticos.
Isso os motiva a mostrarem seus talentos e qualidades (e aumenta a produtividade). - Estimula a interação e vínculos.
Assim, os colaboradores criam conexões mais rápido e se envolvem mais em trabalhos em equipe. - Descontração no ambiente de trabalho também alivia o stress e pode aumentar a criatividade.
Afinal, funcionário bom, é um funcionário feliz!
Esses pontos são comprovados por um estudo, realizado pela faculdade de Havard. Ele aponta que escritórios descontraídos tendem a ter um impacto positivo nas empresas.
Então, com o que é preciso tomar cuidado?
Apesar de todos os benefícios, é importante saber que existem atitudes que não são bem-vindas. Portanto, precisamos tomar cuidados com alguns pontos:
- Informalidade não te dá direito de fazer qualquer coisa, muito menos fazer bagunça.
Afinal, ainda que o ambiente seja descontraído, ele é um ambiente profissional. - É crucial verificar o que é tolerável e aceitável na empresa.
Isso vale desde as vestimentas até o seu vocabulário. - A descontração pode distrair. Portanto, é preciso ter foco.
Caso contrário, em vez de produzir mais, seu trabalho pode ficar pior.
E o Coworking, é legal?
Eles são outra alternativa que vem ganhando espaço no mercado. Para muita gente, trabalhar em um coworking é algo recompensador.
Imagine um escritório que une empresas diferentes. Cada um fazendo seu trabalho, mas sempre próximos. O resultado é um ambiente de troca e diversidade.
Esses lugares também nos tornam mais criativos. Afinal, são lugares em que muita gente diferente se encontra. Elas também pensam de formas diferentes da sua. Logo, isso te permite conhecer outros pontos de vista.
Eles também costumam ter áreas comuns, onde pessoas de diferentes organizações se encontram. Os líderes sabem disso e aproveitam essa integração. Não é raro ver um desses espaços promovendo festas e reuniões.
Agora que você já conhece as vantagens de um ambiente descontraído, acha que se daria bem num escritório assim? O mais importante é se sentir bem numa empresa que dê match com o que você procura, não acha? Boa sorte nessa conquista!