O caminho para a tão sonhada vaga no mercado de trabalho está diferente.
Antigamente, você só podia apresentar seu currículo, cheio de habilidades técnicas e certificações, e esperar ser chamado para uma entrevista de emprego.
Hoje em dia, os processos seletivos estão levando em consideração outros aspectos de suas características pessoais: entramos na era das soft skills. Elas têm a ver com a forma como você pensa, age, se comporta frente aos desafios do seu dia a dia. De forma resumida, as soft skills mostram como você lida com sua vida e como se relaciona com outras pessoas.
Quando pensamos em recrutamento de candidatos, as empresas consideram oito soft skills como as mais desejadas.
Na série de posts Jornada para o Futuro, detalhamos todas elas. E hoje, chegou a vez de falar de mindset ágil. Mas, você sabe o que é isso?
O que é mindset?
Você já deve ter visto esse termo em sites, postagens, vídeos no youtube, matérias nos jornais e na boca de muita gente.
O significado de mindset, se a gente levar ao pé da letra, é o conjunto de atitudes de uma pessoa. Em outras palavras, poderíamos dizer que mindset é o que caracteriza a sua mentalidade. Ele é formado por uma série de auto percepções ou crenças que você tem sobre si mesmo ou sobre o mundo.
Ainda está meio complicado? A gente detalha:
Um mindset é uma espécie de modelo mental. Ou seja, ele define como alguém pensa, o que sente ao interagir com outras pessoas e como age frente às situações, das simples às mais complexas. A boa notícia é que dá para treinarmos para adotarmos um mindset diferente. Assim, podemos responder de forma diferente aos nossos desafios.
Sobre os tipos de mindset
Não existe mindset certo ou errado. Mas há diferenças entre o mindset de uma e de outra pessoa.
E isso é óbvio, afinal de contas, todos somos diferentes, pensamos diferente, tivemos experiências de vida das mais variadas possível.
De forma geral, você pode ter um mindset ágil (construtivo) ou fixo.
O mindset fixo
Quem tem um mindset fixo costuma acreditar que as capacidades de uma pessoa, suas habilidades e a inteligência são aspectos que não mudam.
É como se esse tipo de mentalidade acreditasse em competências natas, com as quais alguém nasce ou não nasce. Essas pessoas podem ser facilmente desencorajadas por erros ou falhas no processo de aprendizagem, preferindo se ater àquilo que já sabem fazer bem. O problema é que isso pode acabar fazendo com que elas deixem de experimentar coisas novas e se desenvolver.
O mindset ágil
Por outro lado, há pessoas com um mindset ágil.
Quem tem esse tipo de mentalidade entende que é possível, sim, ficar bom em alguma coisa, contanto que nos esforcemos para isso. São pessoas que acreditam que as habilidades não são algo imutável. Para elas, a inteligência pode ser desenvolvida pela dedicação e estudo e as limitações são algo a superar, não uma barreira intransponível.
Aliás, o desafio é um dos combustíveis de quem tem um mindset ágil.
São profissionais que acreditam que é exatamente do esforço que surgem as conquistas, a excelência. Um problema, para alguém com mindset ágil, é praticamente um estímulo à conquista de vitórias.
Confira algumas características de quem tem esse perfil:
- tem metas e aprende com elas;
- entende os erros e falhas como uma oportunidade de crescimento;
- busca o domínio de técnicas, práticas, ferramentas e qualquer coisa que ajude a se desenvolver, como o microlearning;
- são pessoas resilientes, que se recuperam rapidamente de dificuldades;
Definitivamente, alguém com mindset ágil é um profissional com iniciativa, que não fica esperando as coisas se resolverem sozinhas. Está sempre disposto a absorver mais conhecimento e experiência, ouve seus companheiros e pensa fora da caixa.
Mindset ágil: como desenvolver?
Para estimular um mindset ágil, saia de sua zona de conforto.
Você deve ter percebido que todas as características deste tipo de perfil têm relação com a busca, o interesse, a adaptação.
Vivemos em tempos em que tudo muda o tempo todo, então, ficar parado não é uma opção. Aliás, até é, mas isso provavelmente vai minimizar suas oportunidades futuras.
Ninguém desenvolve um mindset ágil de uma hora para outra.
Você pode, sim, buscar informações, assistir vídeos e palestras sobre o assunto, consumir conteúdos relacionados e, com isso, dar o start no seu processo pessoal de transformação.
Há muitas possibilidades para desenvolver um mindset ágil. Mas, no geral, alguns pilares são fundamentais para sua trajetória.
Dicas práticas para desenvolver um mindset ágil
- humanize sua forma de pensar: coloque-se no lugar do outro, essa mudança de ponto de vista traz, consigo, insights valiosos sobre outras formas de experimentar um problema, desafio ou oportunidade;
- faça um checklist de seus pontos fracos: no que você pode melhorar? Enumere tudo que você tem dificuldade de fazer e abrace o aprendizado para reverter cada ponto;
- seja mais sociável: dentro de sua bolha, fica difícil ter acesso a outras possibilidades. Converse com pessoas que pensam diferente, veja como elas raciocinam e agem no dia a dia;
- abrace o novo: o antigo já está resolvido, é hora de ver o que existe de novidade. Ter um mindset ágil tem muito a ver com a curiosidade sobre novos conhecimentos, técnicas, processos, etc.
E lembra que falamos do Jornada para o Futuro, mais no começo do artigo?
Trata-se de um programa completo, com trilhas sobre as oito soft skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho, que também inclui o mindset ágil em seus conteúdos.
Melhor ainda: é tudo 100% gratuito, e você vai ouvir, da boca de grandes líderes, como eles pensam, quais desafios precisaram superar e as vantagens de ser uma pessoa aberta para novidades.
Por meio da integração entre universitários ou recém-formados e empresas, você vai trabalhar seu autoconhecimento, ficar mais próximo do mercado de trabalho e integrar uma comunidade com oportunidades incríveis!
Entre agora no link da Jornada para o Futuro e dê mais um passo em direção a uma carreira de sucesso!
2 comentários
Coisa chata ficar enviando isso no meu e-mail.
Oi, Gabriel. Tudo bem? Caso você esteja recebendo e-mails que não deseja mais receber, você pode se descadastrar ao final do e-mail ou responder solicitando o descadastro!