A conquista de uma oportunidade de trabalho é um momento muito aguardado pela maioria das pessoas. Porém, as coisas não são fáceis ou rápidas assim. E se você não tiver as competências certas no currículo, tende a demorar ainda mais. Por isso, existem alguns exemplos de soft skills que te ajudam a abrir as portas do mercado de trabalho para o seu sucesso. E é sobre elas que vamos falar hoje.
Esse assunto é importante porque as empresas estão cansadas de contratarem gato por lebre. Ou seja, não adianta ser um ótimo candidato no papel, mas não conseguir sobreviver no mundo real.
Mas, atenção: isso não significa que a falta de experiência seja motivo para insegurança! Afinal, muitos RH’s e líderes preferem contratar perfis com fortes soft skills, mesmo que as hard skills ainda não sejam suficientes para o cargo.
Isto porque, é “mais fácil” aprender uma habilidade técnica do que uma social. Qualquer pessoa pode fazer um curso sobre uma ferramenta ou ler um livro sobre um processo, por exemplo. Agora, é muito mais difícil aprimorar sua inteligência emocional ou melhorar sua capacidade de persuadir as pessoas, certo?
Se você quer ser contratado por uma empresa incrível, precisa saber como vender suas soft skills. É aí que entram as boas novas: assim como as habilidades básicas, as habilidades sociais, conhecidas também como soft skills, podem ser treinadas, desenvolvidas e dominadas. Então, você só precisa seguir os passos certos para fazer isso – e nós daremos esses passos.
Confira alguns exemplos de soft skills que não podem faltar no seu CV:
1 – Comunicação
A comunicação é tudo, não é mesmo? Seja ela verbal, escrita, linguagem corporal, linguagem visual etc. Comunicação é saber falar as palavras certas, no momento certo. E, claro, saber escutar ativamente!
Inclusive, saber se expressar corretamente pode te levar a conquistar o primeiro emprego. Por isso, se importe em ter uma boa comunicação. Ela tende a não ter ruídos, evita conflitos e te protege de situações ainda mais desagradáveis. Domine a comunicação e você verá o poder!
2 – Negociação
Desde que nascemos somos negociadores. Alguns são bons, outros melhores e outros muito ruins, mas todos nós negociamos o tempo todo. Por isso, não pense que a negociação é uma soft skill exclusiva para quem trabalha com vendas!
Nas entrevistas de emprego, você terá que negociar, seja salário, horário de trabalho ou outros aspectos da contratação. E a maneira como você se comunica e negocia tais coisas é fundamental para conseguir sucesso ou não.
Quer desenvolver essa soft skill? Aposte em livros, TED Talks e até cursos livres que abram sua mente para essa habilidade. Afinal, ela é uma das mais requisitadas no mundo corporativo.
3 – Empatia
Empatia é uma palavra que está na moda e, muitas vezes, pode ser entendida de forma errada. Mas ela nada mais é do que a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender seus sentimentos.
Essa é um dos exemplos de soft skills que mais se destaca no trabalho em equipe. Às vezes, um colega de trabalho pode se irritar e demonstrar isso no dia a dia, por exemplo. O problema, portanto, não é com o trabalho em si, mas algo pessoal. Se você tiver empatia com ele, significa que você entende como ele se sente, sem precisar estar na mesma situação, e talvez até consiga ajudá-lo de alguma forma.
4 – Inteligência emocional
A inteligência emocional é um tópico muito recorrente na vida profissional. No entanto, sempre vale frisar que este é o caminho para ter muito sucesso em suas relações.
A inteligência emocional evita conflitos, pondera o que falar e quando falar. Além disso, ela impede que você se deixe levar pelas emoções ou tensão da situação. Em outras palavras, você não fica à mercê dos seus sentimentos, e sim, de forma muito racional, se movimenta de forma mais racional e justa.
Estude profundamente sobre o assunto e colha grandes resultados na sua caminhada – e não é apenas na vida profissional. Uma dica: pesquise na internet por Daniel Goleman e bons estudos!
Você tem esses exemplos de soft skills?
Se você dominar essas quatro soft skills, muitas portas se abrirão. É claro que não é fácil dominar uma a uma. Mas, com certeza, é um trabalho que te renderá bons frutos. Afinal, além de te abrir as portas para o mercado de trabalho, elas ajudará a mantê-lo com harmonia e leveza e a conquistar novos desafios.
Você tem outras dicas? Deixe nos comentários 🙂
2 comentários
Eu agradeço o feedback pelo processo seletivo, mas desde já discordo plenamente dos critérios de avaliações de vcs. Eu prefiria ir pessoalmente fazer o processo seletivo, pra ser ouvido cara a cara com o recrutador, isso sim faz a diferença, mas não tem quem me tire da cabeça que isso é mafia da parte da empresa , concerteza tem apadrinhamento. Isso já tem os cartas marcadas ou seja isso é um aquário, só entra peixe ( só contrata por indicação), faz esse processo seletivo pra tirar de tempo. Isso aí só coloca gente de de vcs aí. Mas eu não me importo com isso não, é como meu pai sempre diz : o que é do homem o bicho não come, não faço questão , minha oportunidade Deus é os orixas estão preparando e ser humano nenhum vai ter força de barrar e de mim impedir de receber.
Oi, Andre. Como vai? Nossos processos contam com diferentes etapas para que a gente consiga conhecer os candidatos ao máximo. Primeiro, os mapeamentos de perfil fazem um levantamento de competências, eles usam neurociência e tecnologias inovadoras para mapear muito mais do que conhecimentos específicos, ele indica potencialidades da pessoa e como ela dá ou não match com a vaga. Depois, as acontecem as entrevistas ou dinâmicas. Apesar de serem online, elas acontecem ao vivo, frente a frente com o avaliador. Já fazíamos processos seletivos dessa forma antes da pandemia e isso não comprometeu em nada a qualidade das avaliações. Inclusive, já recebemos feedbacks que muitos candidatos se sentem mais tranquilos quando realizam as avaliações de forma remota. Sabemos que cada candidato tem uma preferência, mas garantimos que os nossos processos são muito transparentes e justos, sendo inaceitável qualquer tipo de beneficiamento, todo mundo é avaliado da mesma forma.