Você já parou para pensar que a hora da pipoca e diversão também pode te inspirar na vida profissional? Pois é!
Existem alguns momentos que se parecem muito com trechos de filmes ou seriados, não é mesmo? Da mesma forma, existem cenas da ficção que nos inspiram a construir sonhos e dar passos importantes em nossa própria trajetória. Quer ver?
Imagine, por exemplo, que você está na faculdade e descobre que estudará com um professor que trabalha em uma empresa renomada na sua área. Então, na primeira aula, o professor conta que os cinco melhores alunos terão a oportunidade de trabalhar com ele. Mas a melhor parte é que quem se destacar, será contratado, e você é um dos alunos escolhidos. Assim, recebe diferentes oportunidades para colocar em prática aquilo que aprendeu na teoria. Seria incrível, né?
Isso é exatamente o que retrata How to get away with murder, o seriado ganhador de vários prêmios. Além da concorrência natural entre os escolhidos, a série traz o envolvimento da vida profissional com a pessoal e mostra diferentes estratégias de comportamento para solucionar problemas.
Viu como as histórias estão conectadas com a nossa realidade? Agora, confira outros exemplos de spoilers e trailers de lições que você pode aprender com a ficção.
6 obras de ficção que te ensinam muito sobre a vida profissional
#1 – Mr. Selfriged
Ainda falando de estratégia e leitura de cenário para os desafios profissionais do dia a dia, não podemos deixar de lado Mr. Selfriged!
Uma série britânica que narra a vida do empresário e sonhador, Harry Gordon Selfridge (Jeremy Piven). O personagem é um americano que, no início do século XX, conquistou o velho mundo com a criação e expansão dos grandes armazéns Selfridges.
#2 – Vinyl
Para os amantes do rock, que acreditam que o tema só pode fazer parte da vida pessoal, Vinyl é uma das séries que vem para quebrar paradigmas.
Criada por Martin Scorsese, Terence Winter e Mick Jagger, a impecável direção de fotografia da série nos transporta, ao lado de Richie Finestra (Bobby Cannavale), para as décadas de 60/70. Ou seja, nos faz viver novamente a revolução da indústria musical americana.
Ao longo da trama, o empresário tem que lutar para salvar sua gravadora, a American Century Records, sem destruir ninguém pelo caminho. Então, em meio a conflitos de interesse e desafios com os concorrentes no mercado, aprendemos a história do Rock e de grandes artistas.
#3 – Mad Men
Mas, seRock não é seu tema preferido, sugiro assistir a série Mad Men. Ela conta a história de Don Draper e seu dia a dia agitado em uma agência de publicidade. Além disso, a trama fala também dos desafios da mulher no mercado de trabalho e sobre inovação.
#4 – O Diabo Veste Prada
Para quem ainda não viu, vale a pena assistir ao clássico O Diabo Veste Prada. Aliás, até para quem já viu, vale rever com um novo olhar.
A aspirante à jornalista, Andrea Sachs, interpretada por Anne Hathaway, sai da Universidade Northwestern e, mesmo sem ter muito interesse pela moda, consegue o emprego dos sonhos de muitas garotas. Ela se torna assistente pessoal júnior da editora-chefe da revista Runway, Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep.
Entre os desafios de trabalhar em uma área que não é a que mais ama, ela desenvolve competências e habilidades que a levam para o trabalho que deseja.
#5 – O Estagiário
Deixando seu papel de assistente na revista, Anne Hathaway, protagoniza outro filme na mesma linha. Porém, dessa vez, como Jules Ostin, a criadora de um bem-sucedido site de venda de roupas.
Em O Estagiário, Anne Hathaway, tem como estagiário e braço direito, Ben Whittaker, um senhor de 70 anos vivido por Robert De Niro. A diferença de idade e experiência dos dois faz do filme uma comédia que ilustra a diversidade dos ambientes de trabalho atuais. Além disso, o filme também traz os desafios do empreendedorismo e de novos mercados em ascensão.
#6 – Hitchcoock
Por fim, seguindo uma linha não tão óbvia, o filme Hitchcoock, dirigido por Sacha Gervasi e baseado no livro “Alfred Hitchcock And The Making Of Psycho”, conta as estratégias criativas que o diretor utilizou para a produção independente do filme Psicose, após a recusa dos estúdios para investir em sua obra.
O longa traz muitas metáforas sobre os desafios de uma carreira de sucesso e demonstra como a criatividade pode driblar dificuldades para implementar grandes ideias com baixo orçamento.
Independentemente do seu gosto por filmes ou séries, eles podem ser uma fonte de inspiração e reflexão para a sua vida profissional. O melhor de tudo isso é encontrar o estilo que você mais gosta e aprender se divertindo. De fato, muitas vezes eles podem ser o trailer ou o spoiler para o seu novo desafio profissional.
Dica bônus: Sempre que possível, tente se colocar no lugar das personagens! Isto é, se imagine em diferentes papéis em uma cena para enxergar novas situações de forma mais ampla, mais imparcial.
Já assistiu algum outro filme ou série que te inspirou? Compartilhe com a gente! Quem sabe aproveitamos a sua sugestão para um próximo post?
1 comentário
Já assisti metade e irei asissitrlir o resto.
Obrigado.