Muito se fala sobre a importância de se construir uma boa rede de contatos, o chamado networking. Contudo, vemos poucas orientações de como fazer isso. Em primeiro lugar, esqueça a concepção de que você precisa ter muitos contatos para o dia que você precisar. É isso que muita gente tem em mente quando “decide” criar a sua rede.
Estamos falando de uma rede composta de pessoas, por isso, a grande sacada é: como fazer as pessoas gostarem de você para que, no futuro, você seja lembrado e considerado para boas oportunidades?
Já parou para pensar que ninguém indica outra pessoa ou se lembra dela para algo legal se não tiver alguma afinidade ou confiança? Você pode passar várias mensagens engraçadas no WhatsApp para 100 pessoas sem pestanejar, mas pensará bastante com quem compartilhará um ingresso de um show sensacional ou uma oportunidade de trabalho/negócio, por exemplo.
Então, para ser lembrado pelas pessoas e, mais do que isso, criar uma rede realmente efetiva de contatos que possa te proporcionar boas ideias, contatos e indicações você precisa seguir estes passos no quesito relacionamento interpessoal, extraídas do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnigie. Aproveite para colocar em prática no estágio, na faculdade ou no seu job:
1- TENHA REAL INTERESSE PELOS OUTROS:
No seu ambiente de trabalho ou na universidade você tem uma grande chance de conhecer diversas pessoas de áreas e interesses variados. Então, ao conhecer alguém, faça perguntas sobre a pessoa a fim de identificar aquilo que elas gostam mais. Se a pessoa pratica corrida, pergunte quais provas ela já fez, como ela concilia o treino com as demais atividades, quais são suas ambições (melhorar a saúde, ganhar uma determinada prova, conhecer o mundo por meio das competições etc.). Seu interesse genuíno pelo outro lhe proporcionará ampliar sua rede de contatos de uma forma mais sólida e eficiente.
2- FAÇA AS PESSOAS SE SENTIREM IMPORTANTES:
Mostre verdadeiro interesse pelas pessoas. Esse primeiro passo para que elas se sintam importantes já foi dado, mas, no dia a dia, é crucial que você reconheça os méritos das pessoas. E não faltam espaços para você fazer isso. Sempre que alguém fizer um bom trabalho, reconheça. A gente costuma achar que fazer um bom trabalho é algo normal e, por isso, não nos pronunciamos. Mas quando algo sai errado, a primeira atitude é a crítica ou o julgamento. A chance de você ser alguém estimado pelas pessoas se só faz críticas é bem baixa, então, mude a forma de pensar e pratique o elogio. Só um cuidado: o elogio deve ser franco e honesto.
3- TRATE OS OUTROS DA FORMA QUE VOCÊ GOSTARIA DE SER TRATADO
Não custa perguntar se alguém mais quer um café ou água, já que você vai buscar para você. Conversar com um colega de equipe que não está conseguindo entregar o trabalho para entender o que está acontecendo e oferecer ajuda também é muito bacana. Mostrar-se parceiro com seus fornecedores para chegarem a melhor solução juntos (nem sempre a primeira solução apresentada é a mais aderente à necessidade) é uma atitude valorosa. Tudo isso te ajudará a ser visto como alguém disponível a ajudar na resolução de problemas e um bom parceiro de trabalho.
E quando se trata de indicar alguém para boas oportunidades, quem não busca alguém assim?
Por Adriana Rodrigues
Psicóloga e consultora head na Cia de Talentos