Objetivo comum entre recém-graduados e estudantes que estão prestes a se formar, os programas de Trainee podem deixar dúvidas ou questões em aberto sobre sua efetividade. Em um mundo com diversas oportunidades em aberto, como identificar aquelas que realmente valem a pena? Como saber em qual processo seletivo investir seu tempo e esforço?
O primeiro passo é entender o que, de fato, é um programa de trainee. Veja algumas características:
- Promove o desenvolvimento de jovens com o objetivo de formá-los como possíveis líderes;
- Geralmente, o programa costuma durar de 01 a 03 anos;
- Costuma possuir uma série de treinamentos e job rotation (possibilidade de atuar em diversas áreas da empresa);
- Oferecem remuneração diferenciada e acima da média para vagas de estágio ou cargos efetivos;
- Possibilidade de ascender de forma veloz na carreira e de agregar experiência internacional.
Benefícios ótimos, não? Mas também há muito trabalho pela frente! Do outro lado da moeda, está a altíssima cobrança por resultados (que já começa no próprio processo seletivo), as altas expectativas dos executivos em relação aos profissionais, além da necessidade de bastante disciplina e dedicação para superar os desafios. Afinal, o programa é um grande investimento para as empresas e, no geral é esperado que os jovens tragam bons resultados rapidamente.
Dito isso, vamos a algumas dicas para descobrir se aquele programa de Trainee que você está de olho realmente vale a pena.
EXPOSIÇÃO DO PROFISSIONAL
O salto na carreira e a efetivação como líder na empresa só será possível com o bom desempenho do trainee. Para isso, é indiscutível a necessidade de aproveitar bem as oportunidades. Por outro lado, as empresas e programas devem oferecer essas oportunidades por meio de cursos, palestras, treinamentos, contato com diferentes gestores e lideranças estratégicas, além da possibilidade de job rotation. Esses são apenas alguns dos recursos para se expor positivamente dentro da empresa. Portanto, pesquise bem se a trajetória como trainee, que você tanto sonha, contempla desafios como esses.
PROGRAMA BEM DESENHADO E ORGANIZADO
É um tanto quanto incoerente cobrar resultados em pouco tempo, mas não oferecer desafios suficientes para o desenvolvimento dos trainees, não é mesmo? Por esse motivo, busque entender, já durante o processo seletivo, se as etapas são bem organizadas e se a empresa realmente oferece oportunidades de crescimento. Lidar diariamente com pouca exposição, falta de treinamento efetivo e dúvidas em relação às oportunidades de carreira pode colocar em cheque a eficiência de um programa com tamanha importância.
TRAINEE X JOVEM PROFISSIONAL
Apesar de parecerem a mesma coisa, os programas de trainee e jovens profissionais são diferentes. Se você busca crescimento veloz de carreira, possibilidade de conhecer novas áreas e a oportunidade para ocupar um cargo de liderança, provavelmente o processo seletivo para trainee se encaixa melhor. Porém, se você já tem clareza do caminho a seguir em sua carreira e busca uma oportunidade de se especializar em sua área de interesse, tornar-se jovem profissional talvez faça mais sentido. Tudo depende de que tipo de desafio você quer viver.
ALERTA
Ser trainee não é a única opção para construir uma carreira de sucesso. Lembre-se: nem todo profissional de sucesso foi trainee, assim como nem todo trainee é um profissional de sucesso. Parece clichê, mas isso depende muito do SEU entendimento sobre o que é “sucesso”. As portas abertas por um programa de trainee podem acelerar o seu crescimento profissional, mas esse nem de longe é o único caminho. Vale a reflexão de onde você quer chegar, o porque e as suas motivações para, assim, seguir na trilha de seus objetivos.
E aí, já sabe fazer a escolha de um bom programa de trainee para participar? E se você descobriu que ser trainee não é a melhor opção, então, #partiu fazer aquela reflexão sobre carreira? Boa sorte!
Por Yvo Rafael
Consultor da Cia de Talentos