Reflita comigo: se um candidato talentoso tiver que optar entre duas empresas, como ele faria essa escolha? Se você ainda acredita que o salário é um fator decisivo, saiba que isso não é mais a prioridade da geração atual.
Os colaboradores têm opiniões sobre como é trabalhar na sua empresa e eles contam isso para outras pessoas. E com o avanço das redes sociais a reputação da sua organização é divulgada rapidamente, o que pode despertar, ou não, o desejo de trabalhar na companhia.
Employer Branding
Para atrair bons candidatos, é necessário mostrar que a sua empresa é um bom lugar para se dedicar e, acima de tudo, manter a motivação para que permaneçam na equipe. E é justamente aí que entra o Employer Branding.
O termo consiste em um conjunto de estratégias e iniciativas, inspiradas no marketing tradicional, que tem como foco fortalecer a imagem da organização como uma boa empregadora.
Mas, como transformar sua companhia na organização em que todos querem entrar e nenhum colaborador deseja sair?
Os jovens talentos buscam por oportunidades de desenvolvimento contínuo e acelerado, optando por escolhas profissionais com base na qualidade de vida e na busca por desafios constantes.
Muitos fatores influenciam para tornar uma empresa atrativa: progressão de carreira e de desenvolvimento, rotinas flexíveis, benefícios, remuneração, como também a responsabilidade social da organização, além de um ambiente de trabalho saudável que promova respeito entre as relações.
Um dos fatores mais importantes é a transparência, pois uma reputação é muito machucada quando uma empresa demonstra ser algo que não aplica na prática do dia a dia.
Ou seja, você precisa fazer com que o mercado saiba o que você pode oferecer de melhor!
Quando as pessoas pensam na sua empresa, qual a primeira coisa que vem à mente? As pesquisas de opinião e avaliação são uma boa forma de começar a entender quais são os pontos positivos e negativos da companhia e no que é possível melhorar.
O RH deve se unir às áreas de Marketing, Comunicação e aos setores que correspondem à cultura organizacional da empresa para identificar os pontos fortes e traçar estratégias para que a mensagem seja claramente repassada ao mercado e fortalecida entre os já colaboradores, incentivando que sejam embaixadores da marca – esse é um ponto muito importante, o Employer Branding deve começar de dentro para fora!
Vale lembrar que a busca pela empresa perfeita pode acabar em frustração. Todas as empresas têm pontos que necessitam de melhorias, mas é muito bacana fazer parte de organizações que olham para essas necessidades e colocam esforços em se transformar, e principalmente, contam com seus colaboradores como agentes dessas mudanças. Afinal, quem é que não quer deixar sua marca e poder contribuir com a empresa que trabalha, não é mesmo?
Investir no bem-estar e no desenvolvimento pessoal dos colaboradores resulta em funcionários engajados, orgulhosos do local em que trabalham e satisfeitos com as tarefas que exercem, onde é natural se dedicarem mais, aumentando os níveis de produtividade – e, principalmente, diminuindo a rotatividade nas empresas.
Como resultado de Employer Branding, um colaborador realizado será um porta-voz da qualidade da sua companhia, levando essa mensagem à público de forma orgânica e espontânea.
Tenha em mente, também, que os resultados não vão aparecer de uma hora para outra. Employer Branding é um projeto de longo prazo que requer que a empresa tenha muito conhecimento sobre a sua cultura e invista em se renovar e se adequar às necessidades das suas equipes!
Então, não perca tempo e comece o quanto antes!
1 comentário
[…] um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, a atração e a retenção de talentos são componentes importantes na construção de times fortes. Inclusive, isso garante que a […]