O ensino híbrido é uma abordagem de ensino com o objetivo de potencializar e alternar diferentes momentos de aprendizagem em torno de um tema. Para os alunos, essa é uma possibilidade de construir e aplicar o conhecimento em etapas.
Essa forma de ensinar vem para valorizar os diversos tipos de inteligências e forma de aprender que existem (visual, auditiva, cinestésica, musical etc) já que cada momento pode estimular diferentes habilidades.
Como funciona?
Há muitas possibilidades para o ensino híbrido, por exemplo, momentos individuais e coletivos, on-line e off-line, de debate e orientação, produção (atividades mão na massa) e pesquisa, em sala de aula ou em campo, leitura e exercícios. Esse formato de ensino não vem para extinguir a aula expositiva com um professor, mas para complementar.
Esse formato iniciou por conta da tecnologia?
Apesar de hoje em dia estarmos muito conectados e utilizarmos a tecnologia para quase tudo, esse formato aposta na reorganização do tempo e do espaço da aula, além dos papeis de aluno e educador. Ou seja, colocar um tablet ou notebook na mão do estudante não caracteriza como ensino híbrido, ele só se concretiza de fato quando os diferentes formatos e composições se juntam para ampliar a aprendizagem.
Claro que ao utilizar ferramentas digitais inúmeras possibilidades surgem, como a personalização do ensino e o respeito ao ritmo de cada indivíduo. Isso ocorre porque quando o aluno está online, ele pode construir um roteiro e caminho para pesquisa, alinhar um ponto de partida, rever e refazer as atividades se precisar, além de avançar nos estudos conforme seu próprio tempo.
Com tanta variedade, como avaliar o desempenho e desenvolvimento do aluno?
Existem plataformas e aplicativos que costumam acompanhar o desempenho dos estudantes durante o estudo. O professor pode pedir aos alunos para acompanhar essa evolução e dar dicas de melhores práticas. Sempre antes de desenhar uma nova atividade, é importante contar com feedback dos alunos para saber se o formato está sendo efetivo e se o conhecimento está sendo fixado.
Já existem metodologias prontas?
Existem muitas metodologias, iremos compartilhar algumas delas para você começar a se familiarizar e, em breve, como você pode aplicá-las nas salas de aula. Alguns dos formatos já utilizados são “Rotações por estações de aprendizagem”, “Sala de aula invertida”, “Ensino adaptativo”, “Gamificação”, “Aprendizagem Maker”, “Problem Based Learning (PBL)”, entre muitos outros.
Aproveite e fique de olho no site porque vamos contar como algumas delas funcionam e como é sua aplicação em sala de aula. Além disso, compartilharemos um pouco sobre o perfil dos alunos do século XXI.
Por Whalas Rocha
Analista de Relações com Jovens e Universidades