Se você parou nesse texto já ganhou pontos, afinal, estar interessado em se preparar corretamente para uma entrevista de seleção é altamente positivo.
Para te ajudar a organizar os pensamentos e estar afiado para a hora do bate-papo, preparei algumas dicas. Vamos lá:
1- MANTENHA O FOCO: Escolha processos de empresas com as quais você se identifica de verdade. Leia o site, a missão, valores, notícias que têm circulado, entenda mais sobre o negócio dessas organizações.
2- SEJA BREVE: Construa um currículo sucinto, que traga sua experiência por meio dos resultados que já entregou. Normalmente, uma página é mais que suficiente.
3- AUTOCONHECIMENTO É A ALMA DO NEGÓCIO:
Pare e pense em tudo o que já fez, pois você precisará ter um discurso consistente sobre sua carreira: Onde já trabalhou e por que saiu? Quais aprendizados teve ao longo da sua trajetória? Como faz para atingir os resultados? Como se relaciona com os outros? Avalie momentos de sucesso e de fracasso também.
Relembre toda sua trajetória profissional, é importante que essa memória esteja bem viva na hora da entrevista.!
4- SEJA VOCÊ MESMO: Não invente um personagem como nesse vídeo, os selecionadores são treinados para perceber inconsistências e irão notar que há algo errado.
5- ESCUTA ATENTA: Não deixe o nervosismo tomar conta de você. Escute atentamente as perguntas que lhe forem feitas e responda a cada uma delas com atenção. Cuide também para não falar demais e acabar atropelando o entrevistador.
6- TIRE AS SUAS DÚVIDAS: Não é só a empresa quem nos escolhe. Nós também temos o poder de escolha! Aproveite esse momento e esclareça eventuais dúvidas sobre a empresa ou sobre o processo. Vale perguntar sobre a remuneração, benefícios, cultura da empresa, perfil do time etc.
Por Martha Magalhães
Consultora de Carreiras