Imagine-se sendo aprovado num processo seletivo que durou 4 meses e no qual você foi posto à prova de diferentes formas: teste de raciocínio lógico, teste de inglês, dinâmica de grupo e algumas entrevistas. Pensou?
E se ao começar seu tão sonhado estágio ou trainee você se der conta de que ali não é o seu lugar?
De repente, as pessoas com as quais você vai conviver não são tão amistosas ou colaborativas como você pensava. A empresa tem práticas de incentivo à competição e são bem vistos aqueles que praticamente “moram” na empresa. Também crescem mais rápidos aqueles que entregam resultados a qualquer custo, mesmo que isso signifique relações desiguais com fornecedores e quaisquer parceiros.
Ou sua equipe é flexível demais, a cultura da empresa é focada na colaboração e decisão conjunta para engajar as pessoas, contudo você é mais competitivo e focado em resultados (ou como dizem por aí “faca na caveira”). O que fazer para não viver essas situações?
Em primeiro lugar vale ressaltar que, para se sentir feliz no trabalho e pertencente àquele lugar, é importante que você esteja alinhado à cultura da empresa, ou seja, ao “jeitão” de trabalho daquela organização.
Não há mistério, mas é preciso um pouco de tempo e espírito investigativo. Você deve conhecer a cultura da empresa que deseja ingressar pesquisando sobre ela ou conversando com pessoas que trabalhem lá. Além destas duas alternativas, seguem outras possibilidades:
1) Checar nas mídias sociais da companhia o conteúdo disponibilizado e, mais do que isso, as respostas às perguntas e os comentários feitos por colaboradores da própria empresa. A gente sabe que o conteúdo é trabalhado pelas agências de comunicação, contudo, a forma como são respondidas as dúvidas ou comentários lhe mostrarão um pouco da personalidade da empresa, afinal, as agências seguem as diretrizes dadas por seus clientes (e isso revela traços da cultura).?
2) Sites de avaliação como o Glassdoor e Love Mondays classificam as empresas de acordo com a opinião de quem trabalha lá. Além disso, é possível checar a média salarial dos cargos e ter acesso a algumas outras informações.
3) Ler matérias sobre a empresa vinculadas em revistas e jornais como Exame, Época Negócios, jornal Valor Econômico etc.
4) Observar as pessoas na empresa e o tratamento recebido durante o processo seletivo. Como você foi recepcionado? Como foi conduzida a entrevista? Como suas dúvidas e perguntas foram recebidas e respondidas? O que o líder contou sobre a empresa, os desafios e a equipe? Observe todo o ambiente ao seu redor, pois essa percepção, junto às suas pesquisas, vai te ajudar na compreensão da organização.
Com estas orientações é possível mapear o perfil da empresa e identificar se vocês têm afinidades em termos de valores. Sem isso vocês podem até caminhar por um tempo, mas é possível que haja desgaste ou o sentimento de inadequação, que acabará minando sua motivação pelo trabalho. Portanto, desperte o Sherlock Holmes dentro de você e invista um tempo nesta pesquisa. Isso aumentará suas chances na busca da empresa e do trabalho que te proporcionarão a sonhada realização profissional.
Por Adriana Rodrigues
Psicóloga e consultora head na Cia de Talentos