Ser trainee é uma posição que tem sido objeto de desejo de muitos jovens nos últimos anos. E realmente, existem muitos aspectos positivos em seguir essa carreira.
Um deles, talvez o que mais chama a atenção, é o Programa de Desenvolvimento oferecido pelas organizações.
Você ingressa sem necessariamente ter alguma experiência profissional anterior em sua área de formação, recebe treinamentos e é orientado de perto pelos executivos da empresa.
Um outro aspecto positivo é a exposição que o trainee tem a oportunidade de vivenciar, reuniões com alta liderança e atuação em projetos estratégicos com impacto significativo para a organização, são apenas alguns exemplos disso.
Qual é a maior vantagem em ser trainee?
Durante o período de duração do programa de desenvolvimento, que pode variar entre um a dois anos na maioria dos casos, o trainee fica imerso a um turbilhão de novas informações. Desde conhecer a estrutura macro e o detalhamento das áreas, até as premissas e visão estratégica da empresa.
Isso é um ganho sem igual, porque você já entra com uma vantagem que outros profissionais não tiveram ao iniciar na empresa, por estarem direcionados para uma área específica.
O investimento neste tipo de programa, porém, não se restringe aos conhecimentos técnicos sobre o produto e negócio da empresa, mas estende-se ao desenvolvimento de soft skills, como habilidade de comunicação, liderança, entre outras.
Existe perfil específico para ser trainee?
O perfil exigido para esse profissional é muito variado, pois depende do que cada empresa tem como objetivo final, ou seja, o que ela espera do trainee após o período de desenvolvimento estabelecido.
Algumas empresas desejam formar futuros líderes em curto ou médio prazo, outras querem formar profissionais em funções estratégicas para a empresa, mas não necessariamente para serem líderes de equipes.
Quais cursos são aceitos nos processos seletivos?
Os cursos também costumam ser muito variados, normalmente as empresas não estão muito preocupadas com os conhecimentos técnicos adquiridos, a não ser que seja uma atividade muito específica.
O olhar costuma ser muito mais voltado para o potencial de desenvolvimento e habilidades comportamentais que os candidatos demonstram.
Existe um lado negativo em começar a carreira pelo trainee?
Não! Ser trainee é, sem dúvida, algo sensacional! Porém, como tudo nesta vida, tem seus preços também.
A expectativa que a empresa tem com relação a este profissional é alta. Corresponde ao alto nível de investimento que é feito em sua contratação, nos programas de desenvolvimento e em mentorias.
A exposição natural e frequente também geram grande responsabilidade para o trainee. Por isso, você precisa se identificar com esse tipo de carreira, é importante deixar claro que esse não é o único caminho do sucesso profissional.
O autoconhecimento é um ótimo caminho para você decidir se quer ou não seguir essa trilha!
Se resolver seguir, se prepare e vá em frente, você vai ter uma carreira de sucesso!!!!
Leia também:
Estágio e Trainee: O que muda na hora de fazer um currículo
5 comentários
Estou super empolgada com o programa trainee do Itaú inclusive já fiz minha inscrição, só gostaria de saber se a idade é um fator impeditivo para o programa? Candidatos com restrição no nome podem participar? Já baixei o app “buscando ser trainee” e estou utilizando diariamente. Muito feliz por estar participando, eu vou ser a próxima trainee do Itaú, se Deus quiser.
Oi, Silvana. Boa sorte!
Oi. Eu estava fazendo minha inscrição e fui interrompida com uma mensagem dizendo que o tempo excedeu. Como faço para continuar a inscrição?
Obrigada.
Oi, Verônika. Você precisa começar tudo de novo 🙂
Ótimas informações sobre o Trainee! Super empolgado e confiante!