Como o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo é importante aproveitar as atividades extracurriculares para se desenvolver como pessoa e profissional.
As vivências que você conseguir ter fora da sala de aula ajudam a desenvolver as suas habilidades, ganhar experiência de vida, criar um networking, além de colocar em prática os conhecimentos que adquiriu na graduação.
A dedicação aos estudos e às outras atividades te prepara para o mercado de trabalho e mostra aos recrutadores que teve iniciativa e proatividade para se desenvolver e ingressar no mercado de trabalho com um repertório maior e experiências diferenciadas.
Conheça algumas opções que você pode aproveitar durante sua graduação:
1.ENTIDADES ESTUDANTIS:
São organizações ou grupos formados por estudantes da graduação que possuem objetivos específicos, dependendo da entidade. Existem as Empresas Juniores, que são um grupo de alunos em uma associação com o objetivo de desenvolver os membros através da vivência empresarial, realizando projetos e serviços na área dos cursos. Tem o Diretório Acadêmico que é uma entidade que representa todos os alunos da instituição e o Centro Acadêmico que representa os alunos de cada curso, ou seja, tem o CA de Administração, o CA de Psicologia etc e, geralmente, são um canal de contato para confraternizações, reuniões, debates, recepção de calouros etc. E para quem gosta de esportes, tem as Atléticas, que são grupos que incentivam os esportes na Universidade, formam equipes para competições, organizam jogos e torneios, entre outros. Com essas atividades você poderá desenvolver as seguintes habilidades: trabalho em equipe, liderança, foco em resultados e disciplina.
2.INTERCÂMBIO E ESTUDO DE IDIOMAS:
O intercâmbio é uma possibilidade grande para conhecer outras línguas, culturas e pessoas, se adaptar a mudanças, aprender a se cuidar e saber gerir o seu dinheiro. E hoje em dia, não precisa ter muito dinheiro para fazer um intercâmbio! Existem bancos que oferecem bolsas para estudar em outro país, algumas universidades no exterior oferecem o modelo de graduação-sanduíche cobrindo parte das despesas e muitas outras alternativas. Então, que tal pesquisar algumas opções para economizar e realizar o seu sonho?
Se você não tiver possibilidade de fazer um intercâmbio, há outras opções para estudar um segundo idioma. Existem faculdades que oferecem cursos a baixo custo aos alunos, além de plataformas online e canais no Youtube que podem trazer conteúdos para você se dedicar. Então, não deixe de se preparar! Lembre-se: ter um segundo idioma é uma exigência em muitos programas de estágio e trainee.
3.VOLUNTARIADO:
Estar motivado por causas sociais de qualquer segmento, mesmo sem estar vinculado a sua formação, é bem visto pelas empresas e pode te desenvolver para trabalhar em equipe, ter comprometimento, disciplina e te deixa mais preparado para a vida. O site do Centro Voluntariado de São Paulo tem uma lista enorme de instituições que oferecem oportunidades de trabalho voluntário.
4.INICIAÇÃO CIENTÍFICA:
Fazer uma iniciação científica ou participar de grupos de pesquisa é um ótimo complemento na formação e pode até encurtar o caminho para uma pós-graduação ou mestrado. Mesmo que você não queira seguir na área de pesquisa, ter essa vivência trará uma visão voltada para investigar soluções e identificar argumentos para sustentar ideias. Além de foco em resultado e persistência
5.MONITORIA
Participar de programas de monitoria estreita o relacionamento com os professores e coordenadores, que podem ser os primeiros mentores para te ajudar com o seu desenvolvimento e dicas para a sua carreira.
6.ESTÁGIO
O estágio é uma complementação prática daquilo que você aprende no seu curso, é o primeiro contato com o ambiente empresarial, com a cultura de uma organização. É uma experiência para trabalhar em equipe, ter um gestor acompanhando as atividades, conhecer diversas áreas na empresa e descobrir os seus interesses de carreira também.
Oportunidades para se desenvolver não faltam, não é? Escolha uma das atividades que mais combina com você para fazer durante a sua graduação, mas lembre-se de priorizar os estudos das matérias previstas na grade do curso.
Procure no site ou na secretária da sua faculdade para verificar quais dessas atividades são oferecidas e boa sorte!
4 filmes para desenvolver importantes soft skills em casa!
Como bombar seu CV: atividades extracurriculares