Você já pensou em fazer parte da Empresa Júnior da sua universidade ou não sabe nem do que se trata? Não importa em qual grupo você esteja, vamos contar para você como funciona essa entidade estudantil. Vamos lá!
O que é uma Empresa Júnior?
As empresas juniores (EJ’s) são entidades estudantis formadas por um grupo de universitários que se reunem com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do País e de formar profissionais capacitados e comprometidos.
O que uma Empresa Júnior faz? Como funciona?
Os estudantes têm a oportunidade de criar projetos e prestar serviços para empresas, organizações não-governamentais, startups e comunidades de empreendedores. Como as EJ’s se enquadram no terceiro setor, é possível oferecer serviços ou produtos por um preço abaixo do mercado.
Seu funcionamento costuma ser muito parecido ao de uma empresa normal, com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e processo seletivo para recrutar os membros (a seleção para a contratação de novos membros acontece anualmente e, em algumas universidades, a cada semestre).
Se você ainda está em dúvida se vai entrar ou não na empresa júnior da sua universidade, confira os 5 motivos que separamos para ajudar nessa decisão:
1. Colocar em prática conhecimento das aulas
Costumamos ouvir bastante dos membros das empresas juniores parceiras que essa é uma das experiências mais enriquecedoras da faculdade. Mesmo com as oficinas, cases, seminários e projetos exigidos na sala de aula, é muito mais fácil colocar em prática o conhecimento teórico aprendido quando você vivencia a realidade da profissão.
Uma grande vantagem dessa experiência em relação a um estágio é que, na empresa júnior, um professor estará orientando diretamente as suas atividades, sugerindo mudanças e apontando os melhores caminhos.
2. Preparação para o mercado de trabalho
Muitos estudantes só têm a oportunidade de conhecer o dia a dia da profissão por meio de um estágio e, para muitos cursos, só ocorre nos semestres finais da graduação. A participação em uma empresa júnior é justamente a possibilidade de se preparar diretamente para o mercado logo nos primeiros semestres da faculdade.
Da mesma forma que em uma empresa comum, a júnior pode estar dividida em diversas áreas, como financeiro, administrativo, comunicação, marketing, entre outras. Os alunos candidatos também passam por um processo seletivo com testes e entrevistas. Essa experiência ajuda muito os estudantes que acabaram de sair do ensino médio e nunca tiveram contato com o trabalho em uma empresa.
3. Desenvolvimento de líderes
As empresas juniores são administradas pelos próprios graduandos, o que torna possível desenvolver o lado empreendedor, além de aprender na prática temas como gestão financeira e de qualidade, gestão de pessoas, desenvolver protótipos de novos produtos, atuar com recursos humanos, consultoria e planejar projetos para as organizações.
4. Aumentar o networking
As empresas juniores trabalham com clientes, normalmente pequenas empresas, que estão em crescimento e precisam do auxílio em suas áreas administrativas, de marketing, jurídica, comunicação etc. Esse tipo de trabalho é uma oportunidade para os estudantes aumentarem o seu networking, visando o futuro na carreira profissional.
Os membros também têm a oportunidade de ir para conferências, reuniões com outras empresas (juniores ou não) e ingressar na federação do seu estado. Essa é uma forma de aumentar a rede de relacionamentos não só com profissionais de destaque da sua profissão, mas também de outras áreas.
5. Diferencial no currículo
Atuar em uma empresa júnior é uma experiência que enriquece o currículo na hora de entrar no mercado de trabalho, seja em um estágio ou vaga efetiva. Os desafios e as situações que você enfrentou e resolveu durante o período que esteve na EJ contam muito para o profissional que está se tornando.
Na página do Facebook da Cia de Talentos, você pode encontrar uma live que fizemos com a Milie Haji, nossa Gerente de Projetos, e o Andrei Golfeto, Presidente da Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores). A live teve como tema “o impacto de ser um empresário júnior na sua carreira”. Você consegue assistir ao vídeo aqui!
Depois dessas informações, o que acha da ideia de ingressar numa Empresa Júnior?
*Algumas informações foram disponibilizadas por universidades parceiras.
Por Whalas Rocha
Analista de Relações com Jovens e Universidades