Ainda é grande o número de currículos que entram nas caixas postais dos e-mails de recrutadores sem qualquer critério. E isso acontece simplesmente porque seus nomes e cargos estão no LinkedIn.
Constantemente me pergunto: por que as pessoas fazem isso?
- Pressa para se recolocar?
- Atingir o maior número de pessoas possíveis naquela semana?
- Não ser esquecido?
Qualquer que seja a razão, minha dica é: pense bem antes de apertar o botão enviar!
As pessoas recebem milhares de e-mails todos os dias, se você quer usar esta ferramenta, então, pense estrategicamente o que irá colocar no assunto da mensagem e como irá se apresentar. Aproveite que você acessou o LinkedIn do contato, cheque atentamente se a pessoa de fato trabalha com seleção, afinal, o profissional que trabalha em uma consultoria de RH pode atuar no marketing ou no financeiro e, portanto, seu currículo não fará o menor sentido para ele.
E se você pensa que a pessoa pode encaminhar para a área certa, reflita comigo: ele não te conhece, não veio nada escrito na mensagem e o profissional tem suas próprias prioridades para dar conta, ou seja, a chance do seu currículo ser encaminhado é bem baixa.
Para que você possa distribuir currículos de forma assertiva e usar seus contatos do LinkedIn de forma eficiente, preparei algumas dicas:
- Pense quais empresas você realmente gostaria de trabalhar. Tenha foco, pois em uma eventual entrevista os recrutadores farão o match entre o seu perfil e o da organização.
- Cheque se o profissional que você acessou trabalha com Recrutamento & Seleção.
- Escreva no assunto da mensagem algo pertinente à vaga pretendida
- No corpo do e-mail, de forma breve, porém, relevante fale algo sobre você. O objetivo é gerar curiosidade no profissional, para que ele abra seu currículo e se interesse pela sua trajetória.
Boa sorte!
Por Martha Magalhães
Consultora de Carreira