Para muitos profissionais, a ideia de que a hora do feedback está se aproximando é assustadora. Isso tanto para quem irá receber um retorno sobre o seu trabalho como para quem irá falar sobre o desempenho das pessoas que lidera.
São dois os fatores que costumam tornar o feedback temido por chefes e subordinados: a falta de frequência e a necessidade de falar e ouvir críticas. Falar sobre o desempenho do profissional apenas uma ou duas vezes ao ano, por ocasião da avaliação formal feita pela empresa, pode tornar difícil comentar situações em que a liderança acredita que um membro da equipe deveria ter agido diferente e orientá-lo a respeito.
A pessoa que está recebendo a crítica, por sua vez, pode não compreender sobre o que o chefe está falando, se ele tiver dificuldade de dar um exemplo concreto do comportamento que precisa ser mudado.
O feedback pode e deve acontecer com frequência, a cada entrega ou momento de mudança. Quando é dado logo após um comportamento ou situação inadequada é melhor compreendido. Se o gestor não se manifestar, não há problema algum em pedir esse retorno para ele. Essa atitude pode, inclusive, aproximar os dois. O feedback é um recurso valioso para alinhar expectativas, unir as pontas soltas e fazer com que todos aprendam e cresçam juntos como profissionais, conquistando melhores resultados para a empresa.
Se você precisar dar um feedback veja algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira possível:
- Escolha um momento e local livre de interrupções e reservado.
- Inicie levantando e valorizando os pontos positivos e seus impactos.
- Ao falar sobre os pontos negativos e seus impactos, cite situações específicas.
- Seja descritivo e específico – foque no comportamento e não na pessoa (não faça julgamento de valor).
- Direcione o feedback para comportamentos que o profissional possa modificar.
- A cada ponto colocado, procure entender como o receptor se percebe em relação ao mesmo, buscando sempre construir um raciocínio conjunto.
- Sugira comportamentos alternativos e mostre benefícios.
- Coloque-se à disposição para retomarem algum ponto depois, se necessário. Às vezes, um feedback pode demorar para ser assimilado.
Vai receber um feedback? Então também temos dicas para você, confira:
- Evite posturas defensivas ou contestações.
- Ouça atentamente os motivos e a argumentação utilizada.
- Pergunte sempre que necessário. Esclareça suas dúvidas.
- Garanta que compreendeu as expectativas do seu gestor.
- Se possível, antes do feedback, reflita sobre seus comportamentos. O que fez bem? O que pode fazer melhor?
- Peça sugestões para melhorar.
- Tenha confiança e respeito pelo emissor do feedback.
- Não se sinta invadido ou tolhido.
Lembre-se de que é um processo de desenvolvimento e o saldo deverá ser positivo
Por Luciana Fuoco
Assessora de Imprensa