Já sabemos que a etapa final de um processo seletivo pode ter nomes diferentes, vários tipos de técnica de avaliação e que você precisa aproveitar essa oportunidade para “vender seu peixe” de forma autêntica e criativa.
Como me empolguei e fiz um textão no segundo artigo da minha, da sua, da nossa Série Etapa Presencial (sempre sonhei em escrever isso!), a ordem agora é ser mais direta ao ponto.
4 passos simples para criar um Pitch Pessoal incrível! #SérieEtapaPresencial
Você já ouviu falar em assessment presencial? #SérieEtapaPresencial
Por isso, preparei uma listinha com 5 dicas superpráticas que vão ajudar a aumentar as suas chances de mandar bem na etapa final de seleção para a sua vaga dos sonhos!
#Não perca os prazos
Para você mostrar todo o seu potencial na etapa final de um processo seleção, não basta ter mandado bem e passado nas etapas anteriores!
Você precisa ficar atento aos prazos de agendamento informados e garantir a sua vaga na final, que costuma ser presencial com duração de 1 até 3 dias inteiros (organize a sua agenda!)
Então leia com atenção todas as orientações recebidas para conseguir aproveitar essa oportunidade que, independente do resultado final, é uma experiência de muito aprendizado e troca entre pessoas incríveis.
#Faça a lição de casa
Além de estudar MUITO sobre a empresa (vale até dar uma stalkeada nas redes sociais e no Reclame Aqui), fique atento: alguns processos solicitam que você faça uma pré-tarefa relacionada ao tema da técnica de avaliação.
Por isso capriche na lição de casa! Com certeza uma pré-tarefa bem-feita vai potencializar o seu desempenho.
#Pense no que vai vestir
Caso não tenha recebido nenhuma orientação de como se vestir para a etapa final, vale pesquisar mais sobre o ambiente de trabalho da empresa (formal ou informal) e como os colaboradores costumam se vestir.
Se ainda ficar com dúvidas, peça ajuda para a consultoria responsável pelo processo seletivo. Com certeza ela vai te ajudar com o look do dia!
#Chegue cedo
Geralmente a etapa final de um processo contempla diversas atividades individuais e em grupo que podem levar o dia inteiro.
Para evitar imprevistos como trânsito e chuva atrapalhem o seu desempenho, programe-se para chegar, no mínimo, com 15 minutos de antecedência.
Ative seu despertador, defina se vai de carro, moto, transporte público, etc, e planeje a sua rota. Além de já mostrar seu comprometimento com o processo, chegar cedo também vai te ajudar muito com a próxima dica!
#Não deixe o nervosismo te dominar
Sabemos que o nervosismo durante qualquer etapa de um processo seletivo é inevitável, mas é possível impedi-lo de te prejudicar, principalmente quando você está tão perto de dar mais um passo importante na carreira.
Além de todas as dicas acima, existem outras coisas simples que você pode fazer para tentar relaxar e ter um bom desempenho, como dormir mais cedo na noite anterior, escutar a música que você ama durante o caminho, prestar atenção na sua respiração (exercício que diminui a ansiedade ao te trazer para o momento presente) e sorrir!
Experimente chegar na sala de avaliação e sorrir! Com certeza você vai ganhar alguns sorrisos de volta e tudo vai parecer mais leve! E lembrem-se: quanto mais preparado você estiver, mais segurança terá ao mostrar o seu melhor,
Um beijo, um sorriso e até a próxima!
Thais Marques
Consultora da CT
2 comentários
Olá, recentemente participei de um processo seletivo de uma grande empresa e uma das perguntas feitas pelo avaliador era “O que você sabe sobre a nossa empresa?”, e bem, eu havia feito uma pesquisa sobre a empresa antes MAS naquela hora uma dúvida me TRAVOU, o que realmente o avaliador quer que a gente saiba sobre a empresa? Seriam as informações sobre o desempenho da empresa ou das oportunidades que os colaboradores tem dentro da empresa?
Desde já, agradeço pela atenção! Vocês arrasam!
Oi, Jussara! Primeiramente, obrigada por compartilhar sua experiência, aposto que muita gente se identificou com o seu “TRAVOU” (quem nunca, né?). “Segundamente” e respondendo a sua dúvida: o avaliador não espera que você tenha os números de faturamento decorados ou saiba exatamente a data de fundação da empresa, por exemplo. Essa pergunta é feita, de uma forma geral, para entender o quanto você se interessou em saber mais sobre a companhia e o quanto quer realmente fazer parte do time. Por isso, pesquise e esteja preparada para falar sobre as principais iniciativas e pilares de negócios dessa empresa (inovação, sustentabilidade, etc). Sempre é bom saber também sobre o mercado de atuação, principais concorrentes, perfil do consumidor/cliente. Como geralmente o tempo de fala é curto, procure ser objetiva e tente focar nos temas relacionados à área/vaga para a qual você está se aplicando. Espero ter ajudado! Um beijo e boa sorte, Thais Marques.