No nosso último artigo, começamos a falar sobre a etapa presencial de um processo seletivo!
Vimos que a maneira como ela é chamada e o formato de avaliação podem até variar de empresa para empresa. O que não muda é a importância dessa etapa, já que todos os candidatos finalistas têm grandes chances de serem contratados!
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Você já ouviu falar em assessment presencial?
Aí vem a pergunta: como eu faço para me destacar?
Se você leu nossas dicas sobre dinâmica em grupo e entrevista de emprego, além de estar mais preparado para a etapa final, já deve saber também que autoconhecimento e autenticidade (o famoso seja você mesmo), são “pré-requisitos” importantes para o seu sucesso profissional.
E o momento de apresentação pessoal, presente na maioria dos processos seletivos, é uma grande oportunidade para você deixar a sua marca positiva e se diferenciar! Mas como contar sobre você e sobre as suas principais vivências e motivações de forma clara, objetiva e autêntica? Uma das melhores maneiras é preparando um Pitch Pessoal!
Já até ouvi falar de Pitch, mas que raios é um Pitch Pessoal? Para que serve?
Para quem não sabe, Pitch é uma técnica de apresentação direta e curta, muito usada por start-ups para vender ideias e fazer captação de parceiros e investidores.
No mundo dos processos seletivos, a ideia de fazer um Pitch Pessoal é se apresentar de forma objetiva, autêntica (e pq não criativa?), para prender a atenção dos avaliadores e convencê-los de que você é a melhor escolha para aquela vaga!
Tá, mas como é que eu faço esse Pitch?
Existem diversos tipos de Pitch e, além disso, alguns processos seletivos pedem que você compartilhe algumas informações específicas ao se apresentar. Mas, de uma forma geral, se você seguir alguns passos essenciais, com certeza vai conseguir construir o seu próprio Pitch de sucesso:
#1 Quem é você?
É, não tem jeito, para saber falar sobre você de forma autêntica e relevante, o primeiro passo é mesmo se conhecer!
Aqui é o momento para dizer não só o seu nome, idade, curso e faculdade, mas também as suas motivações, diferenciais, curiosidades, aquilo que não necessariamente está no seu currículo, mas diz muito sobre sua essência e a forma como você leva a vida!
Mas atenção, nada de compartilhar coisas muito pessoais ou fora de contexto, como brigas com o crush ou sua capacidade de ir para a aula mesmo virada da balada!
#Como cheguei até aqui?
Não, não queremos saber se você veio de carro, moto, patinete. Queremos saber quais foram as suas principais vivências!
Aquelas experiências pessoais, acadêmicas e profissionais (se tiver) que te desenvolveram de alguma forma e te ajudaram a se tornar quem você é!
Aqui vale falar de trabalhos voluntários, atuação em EJs, intercâmbio, iniciação científica e até a importância que a prática de algum esporte tem na sua vida.
O importante é selecionar as mais relevantes (e coerentes a um processo seletivo), contar o contexto, o seu papel/ação e os resultados obtidos.
#Crie Conexões
Se você chegou até a etapa final de um processo seletivo, além dos pré-requisitos e as competências necessárias para a posição, você também conhece e se identifica com a cultura, valores e segmento de atuação da empresa contratante, certo?
Então reserve um tempo do seu pitch para mostrar que você estudou sobre a empresa e contar o que você pode fazer, (seus diferenciais) para ajudar na construção do futuro da companhia ou da área que você quer atuar.
#Todo fim pode ser um começo
Em vez de encerrar seu pitch com um simples “obrigada”, que tal fazer uma pergunta ou afirmação que reforce a conexão que você começou a fazer no passo anterior?
Algo que expresse um desejo genuinamente seu (autenticidade importa, lembra?), e que ao mesmo tempo encontre o seu público (gestão e avaliação), despertando um interesse em te conhecer ainda mais.
Pode ser algo relacionado aos negócios da empresa (Topam ser meus mentores na busca por melhores resultados para a companhia?), algo específico da área (Posso ajudar a criar novos e relevantes projetos na área de sustentabilidade?), ou até algo que tenha a ver com a forma como essa empresa se comunica (“O que posso fazer por vocês hoje – e todos os dias?” ou Vamos Juntos?).
E aí? Tudo isso faz sentido pra você?
Vou adorar saber a sua opinião!
Thais Marques
Consultora da CT
5 comentários
[…] vários tipos de técnica de avaliação e que você precisa aproveitar essa oportunidade para “vender seu peixe” de forma autêntica e […]
Achei bem de mais este seu texto. Parabéns pela idéia!|{Olá, que bacana este artigo, você deve estar bem contente com o resultado, parabéns!
Otimas dicas
Muito bom, ótimas dicas obrigado parabéns .
Muito bom várias dicas bem objetivas e relevante parabéns