A dinâmica de grupo é ótima para os avaliadores identificarem potencialidades e avaliar as habilidades de cada candidato; e claro, para o próprio candidato, que pode demonstrar seus talentos, sua forma de trabalhar e de resolver problemas.
Como se preparar para uma dinâmica?
Dinâmica de grupo – confira os principais mitos e verdades
Como o medo de errar está afetando sua carreira?
Mas diversas dúvidas sempre surgem e isso faz com que os candidatos fiquem apreensivos. Há uma “receita de bolo” para as dinâmicas de grupo? Como se comportar? E, afinal, o que é realmente avaliado?
Pensando nisso, nossa Consultora Head de Projetos, Isabela Ferraioli, dá algumas dicas sobre dinâmica de grupo. Confira!
#1 – Como eu me preparo para uma dinâmica de grupo?
- Faça um exercício de autoconhecimento, busque entender quais são suas forças e oportunidade de melhoria, isso o ajudará muito nos processos de dinâmica;
- Participe: observar apenas não ajuda para que o avaliador consiga obter as percepções necessárias para avaliá-lo;
- Use as pesquisas que fez sobre a empresa e o negócio para trazer bons insights e ajudar a equipe. Mas sempre deixe o outro falar, lembre-se que o trabalho em equipe é sempre a melhor maneira de alcançarmos um bom resultado;
- Organize suas ideias com as ideias dos colegas de grupo;
- Não deixem de estar atentos ao tempo indicado pelos avaliadores, a organização das atividades é muito importante.
#2 – O que os recrutadores avaliam durante a dinâmica? Postura, comportamento?
A dinâmica de grupo serve para avaliar alguns pontos, como por exemplo: competências que são esperadas pela organização que você está se aplicando, sua postura, sua interface com as pessoas que estão participando da dinâmica com você. Outro ponto importante é o quanto você sabe pesquisou sobre a empresa e seu negócio. Quanto mais informação você tem, mais segurança você terá para dar o seu máximo no processo.
#3 – Sou muito comunicativo(a), falar demais pode ser um problema? Como me conter?
Todo excesso é ruim. A comunicação é uma competência muito importante e conseguir transmitir suas opiniões de forma clara e objetiva é realmente um diferencial. Uma dica para conseguir esse equilíbrio é ouvir mais, respirar e organizar a linha de raciocínio antes de começar a falar. Faça esse treino no seu dia a dia para que seja algo natural e te ajudar em um processo seletivo, por exemplo.
#4 – Sou muito tímido(a) e tenho dificuldade de debater um tema com pessoas que eu não conheço. Qual a dica que você me dá?
Uma dica muito importante é se aprofundar no tema que vai ser discutido. Lembre-se que quando dominamos um assunto fica muito mais fácil falar sobre ele, independente do público. Busque o máximo de informações possíveis, se aprofunde e a segurança lhe ajudará a se comunicar e debater os temas de uma maneira mais natural.
E aí, gostou das dicas sobre dinâmica de grupo? Já passou por alguma experiência interessante durante esse processo? Compartilhe com a gente!
4 comentários
Dicas muito valiosa para nos estagiários que estsmos em busca de oportunidades
Que plataforma legal e inovadora! Muito boa as dicas para quem está iniciando a carreira profissional.
[…] o medo de errar está afetando a sua carreira? Como você é avaliado em uma dinâmica de grupo? Quais as diferenças entre testes e […]
[…] Como você é avaliado em uma dinâmica de grupo? Testes antigos x modernos: o que mudou e por quê eles estão muito melhores? Você já ouviu falar em assessment presencial? […]