Se você já acompanha a gente por aqui há um tempo ou já leu algum dos nossos artigos, principalmente sobre processos seletivos, sabe que uma das coisas que a gente sempre reforça é: seja você!
Desde as fases iniciais onde são realizadas as avaliações e os mapeamentos de perfil até a etapa de entrevista ou de dinâmicas em grupo, é superimportante que você responda às perguntas com sinceridade ou interaja com as demais pessoas de forma autêntica.
E tem espaço pra autenticidade?
Isso tudo pode até parecer óbvio, mas a ideia de “seja você mesmo” pode esbarrar em algum tipo de preconceito, seja pela cor, idade, perfil socioeconômico, orientação sexual ou identidade de gênero.
Inclusive, situações como essa são retratadas em pesquisas, como a Carreira dos Sonhos, que faz um mapeamento do mercado de trabalho no Brasil para levantar quais são os desejos de jovens, média gestão e alta liderança em relação à sua trajetória profissional.
Em 2019, o levantamento quis saber se as pessoas já haviam se sentido discriminadas no trabalho. Como resultado, 29% dos jovens responderam que sim e 14% apontaram como motivo “minha orientação sexual”.
Diante de um cenário como esse, o que fazer então?
Possibilidades pra que você seja você
A primeira reação de quem passa por preconceito ou discriminação é se retrair e buscar formas para que isso não aconteça de novo.
Hoje, muitas empresas já reconheceram a importância de falar cada vez mais sobre diversidade e inclusão. Afinal, as organizações são formadas por pessoas e, por isso, é fundamental que exista espaço para acolher todas elas, independentemente de suas características individuais.
Se você está em busca de uma vaga de estágio ou de trainee, ao pesquisar sobre a empresa, verifique se ela:
– Possui ações que tratam de diversidade;
– Realiza processos seletivos afirmativos;
– Como se posiciona sobre esse assunto com o público externo. Vale conferir nas redes sociais, por exemplo;
– Apresenta pessoas diversas em suas propagandas. Observe: são homens, mulheres, brancos, negros, pessoas com estaturas e cabelos diferentes, só jovens ou pessoas mais velhas?
Além disso, várias companhias também têm grupos de afinidade, que são formados por profissionais de diferentes áreas, mas com perfis em comum e participação voluntária. O objetivo é que esses grupos sejam espaços seguros para o compartilhamento de experiências. A partir de discussões colocadas ali, podem surgir ações que envolvem a empresa como um todo.
Isso tudo te ajuda a ter uma pista do quanto o assunto é relevante para a organização, quais as chances de você dar match, se identificar com aquela cultura e, principalmente ser você!