No início da vida profissional, é comum ter dúvidas e ainda não sentir muita segurança quanto ao desempenho no trabalho. Mas, isso não acontece só com quem está começando. Profissionais mais experientes também passam por isso. E é aí que o feedback entra como algo fundamental nas empresas.
Afinal, com ele é possível ter uma visão geral de toda a equipe, identificar o que pode ser potencializado e os pontos de melhoria, individualmente ou do grupo.
Se você quer saber mais sobre isso e como o feedback pode fazer a diferença no seu dia a dia, acompanhe a leitura.
O que é o feedback?
De acordo com o dicionário Michaelis, feedback é o “retorno da informação ou do processo; obtenção de uma resposta”.
Quando essa definição é aplicada aos ambientes das empresas, o que se tem é uma ferramenta superimportante que ajuda a direcionar o trabalho realizado, seja de cada membro ou dos times como um todo. Ela contribui para o desenvolvimento das pessoas, pra aumentar a produtividade e a eficiência das equipes.
Como ele pode te ajudar?
Pense no feedback como algo que te ajuda a enxergar o caminho a percorrer. Sem ele, você não tem como saber, por exemplo, como está sendo o seu desempenho, o que pode fazer de diferente ou o em que tem se destacado.
Veja abaixo por que o feedback é algo essencial:
1. Ele alinha expectativas:
Com o feedback, você pode saber o que a sua liderança espera de você e também o que esperar da empresa. É uma forma de sempre ajustar os pontos e, se necessário, corrigir a rota.
2. Contribui pra aumentar a performance:
Quando você tem um retorno sobre seu trabalho, isso te ajuda a executar melhor suas atividades e saber quais são seus pontos de melhoria. Além disso, contar com direcionamento faz com que você se sinta seguro na hora de executar as suas tarefas.
3. É motivador:
Quem recebe feedback com frequência se mantém motivado, porque percebe que a empresa está atenta, valorizando seu desempenho e seu desenvolvimento profissional. E isso colabora pra que a pessoa busque cada vez mais o aprimoramento.
E se eu não receber nenhum feedback?
Nem sempre você precisa esperar que a sua liderança te dê feedbacks sobre seu desempenho. Se você sente a necessidade de um retorno ou quer saber mais sobre como tem se saído, você pode procurar quem lidera a equipe e dizer que gostaria de receber esse feedback.
Dessa forma, você demonstrará proatividade, o quanto se interessa pelo trabalho e pelo seu próprio desenvolvimento.
No próximo artigo, vamos continuar com esse assunto e você vai saber o que não fazer na hora de receber um feedback. Não perca!
1 comentário
Muito bom ,mais um incentivo pro meu desenvolvimento nas atividades que estão por vi.
A todos da Cia de talentos.
Obrigada!