No primeiro artigo dessa série, falamos sobre o que é o feedback e como ele é importante pra direcionar o trabalho no dia a dia. E, pra não perder nada sobre este assunto, aproveite para ler o post anterior, que fala como o feedback pode te ajudar.
Mas, por mais que a gente saiba que ele é fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, nem sempre nos sentimos confortáveis com o que ouvimos. Assim, é natural tomarmos uma postura defensiva e termos algumas atitudes que não são as mais adequadas.
Pra evitar que isso aconteça, confira abaixo 4 dicas do que você deve evitar na hora de receber um feedback.
1. Dizer “não” balançando a cabeça
Lembre-se sempre de que o corpo fala. Inclusive, este é o nome de um livro bastante conhecido que fala sobre a comunicação não-verbal.
Ao reagir dessa forma, mesmo que não use palavras, você está dizendo à outra pessoa que discorda antes mesmo que ela termine colocar seu ponto de vista. Procure se observar, porque esse tipo de movimento pode ser feito como uma reação instintiva, sem que você perceba.
Por isso, escute com o máximo de atenção para entender a motivação daquele feedback.
2. Rebater e interromper a fala da outra pessoa
O momento do feedback deve ser de diálogo, de troca. Mas, quando você interrompe a outra pessoa e não permite que ela conclua o raciocínio, demonstra que você não sabe ouvir e passa a mensagem de que não tem disposição para conversar.
Mesmo que queira argumentar, busque não rebater cada ponto, com a intenção de se proteger ou se justificar. Aguarde a sua vez de falar. Com certeza, a pessoa que está dando o feedback vai querer te ouvir também.
3. Dizer “não foi minha culpa”
Como já comentamos aqui, é natural do ser humano tentar se defender. Por isso, se durante o feedback algum erro for um dos temas da conversa, tente usar argumentos pra falar sobre o que aconteceu, ao invés de colocar a culpa em outra pessoa.
Caso precise de um tempo pra pensar, agradeça pelo feedback e fale que irá refletir sobre o assunto. Uma boa ideia em situações como essa é sugerir um outro horário pra discutirem melhor o problema.
4. Se afastar de quem deu o feedback
Ao ouvir críticas, algumas pessoas tendem a se isolar, deixando de interagir com a pessoa que deu o feedback. Apesar de ser um comportamento comum, lembre-se que a intenção é contribuir com o seu desempenho e desenvolvimento profissional.
Nessas horas, é fundamental que você procure ser racional pra não confundir as coisas e levar para o lado pessoal.
Agora que você já sabe o que deve evitar na hora de receber um feedback, no próximo artigo, vamos trazer quais são as atitudes importantes você der ter nesse momento.
1 comentário
Gostei das dicas e das orientações muito boas!