Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o feedback não precisa ser visto como um momento ruim. Muito pelo contrário! Ele é fundamental e necessário para o desenvolvimento profissional. Por isso, nesta série, a gente trouxe informações importantes pra te ajudar a lidar com ele.
No artigo anterior, você pode conferir algumas dicas do que deve evitar na hora de receber um feedback. Neste, você fica sabendo sobre 8 atitudes importantes pra tirar o melhor proveito do seu feedback.
1. Tenha uma atitude receptiva no feedback
Nem todas as pessoas se sentem confortáveis durante o feedback. Mas, se isso acontece com você também, procure estar aberto pra ouvir. Vá para a conversa com a “guarda abaixada”, sem resistências. Assim, você conseguirá compreender melhor o que está sendo dito e avaliar de que maneira pode melhorar. Ao agir dessa forma, você só tem a ganhar.
2. Prepare-se para o feedback com antecedência
Quando souber que irá receber um feedback, separe um tempo antes pra refletir sobre seu desempenho. Nessa autoavaliação, considere quais têm sido seus pontos fortes e também as possíveis melhorias.
Como o feedback é uma via de mão dupla, se você tiver dúvidas sobre algum ponto relacionado ao seu trabalho, ou mesmo seu comportamento, anote pra não se esquecer de perguntar.
3. Escute tudo com atenção
Ao ouvir com atenção, além de compreender o que a outra pessoa está dizendo, você demonstra interesse. Assim, você não interrompe o raciocínio e ainda mostra que é capaz de ter uma escuta ativa.
4. Exponha suas ideias
Entenda o feedback como uma oportunidade de troca. Além de ouvir, você também tem a possibilidade de colocar suas ideias e de tirar dúvidas.
Se durante a conversa, for trazida alguma situação específica, você pode expor seu ponto de vista e, se for o caso, até mesmo desfazer algum mal-entendido.
Apenas tenha o cuidado de evitar uma postura de quem não reconhece seus erros, se justificando o tempo todo. Afinal, é a sua chance de saber em que pode melhorar.
5. Não leve pro lado pessoal
De alguma forma, aprendemos que crítica é igual a algo ruim ou errado. Na verdade, ela é apenas uma opinião diferente e que deve ser levada em consideração. Por isso, tenha claro que ela se refere a um comportamento ou ao seu desempenho no trabalho, a algo que pode ser ajustado.
6. Faça anotações
A ideia do feedback é que ele produza algum resultado depois. Por isso, anote os principais pontos do que foi conversado. Isso vai te ajudar a lembrar do que foi dito e a buscar soluções para o que foi compartilhado com você.
7. Confirme que o feedback foi compreendido
Ao final, depois de ouvir tudo o que foi dito, você pode fazer um retomar as suas anotações, conferindo se tudo ficou claro. Esta é uma excelente oportunidade de tirar qualquer dúvida que tenha ficado, além de demonstrar que tem interesse e que está comprometido(a) com seu desenvolvimento.
8. Agradeça pelo feedback
Quando chegarem ao fim da conversa, agradeça pelas contribuições que você recebeu. Afinal, um “olhar de fora” é sempre importante pra mostrar o que nem sempre a gente enxerga e fazer os ajustes necessários pra continuar evoluindo.
Chegamos ao final dessa série e esperamos que você aproveite o máximo dos feedbacks que receber ao longo da carreira pra continuar se desenvolvendo.
Agora, se você chegou neste artigo e ainda não leu os dois primeiros, é só ir acessar os links abaixo pra conferir também!
# 1. O que é e como isso pode te ajudar
# 2. O que não fazer na hora do feedback
2 comentários
como fazer oncadastro
Olá, Otavio! Para cadastrar o seu currículo em nosso site você pode acessar direto nesse link: https://bit.ly/Cadastre-CV. ?