A entrevista de emprego é sempre um momento especial e muito aguardado, que vem cheio de expectativas e de um certo nervosismo também.
Por isso, a gente começa uma nova série de artigos especialmente sobre essa etapa do processo seletivo. Afinal, quem se prepara, chega na entrevista com mais de tranquilidade e confiança. Vamos começar?
Se prepare pra entrevista de emprego escrevendo
Chegar na entrevista de emprego sem saber o que dizer sobre si mesmo, com quais atividades você se envolveu na faculdade, quais projetos realizou ou seu interesse pela vaga é falta grave.
Isso demonstra que você não se preparou. Por isso, reserve um tempo pra planejar o que dizer quando estiver frente a frente com a pessoa do processo seletivo. Aproveite e escreva aquilo que você considera importante.
“Mas eu preciso mesmo escrever?”. O ideal é que você escreva sim, porque essa é uma ótima forma de organizar as ideias. Pode ser no computador, no bloco de notas do celular ou em um caderno. O importante é ter tudo anotado.
Quando terminar, leia em voz alta pra ver se tudo faz sentido, se existe coerência. Nessa revisão, pode ser que você se lembre de algum detalhe que precisa ser incluído.
E sobre o que eu devo escrever?
Durante uma entrevista de emprego, existem algumas perguntas que são comuns e que você deve demonstrar segurança na hora de responder. Separamos algumas delas:
1. Sobre você
Essa costuma ser a primeira pergunta e encontrar a resposta para ela pode ser difícil por ser um tanto aberta. Em primeiro lugar, lembre-se que é a sua chance de mostrar o que não está no currículo.
Então, procure manter o foco em questões profissionais. Você pode começar falando sobre a escolha do seu curso e a sua motivação para trabalhar naquela área. Há também espaço para falar das suas habilidades, dar exemplo de alguma situação que contribuiu para o seu aprendizado.
2. Sobre sua experiência
Mesmo que você ainda não tenha uma experiência profissional, pode considerar projetos da faculdade ou algum programa voluntário, por exemplo.
Para falar sobre isso, uma boa forma de estruturar seu raciocínio é utilizar o método STAR. Ou seja, estruture sua fala seguindo os seguintes pontos: situação, tarefa, ações e resultados. Assim, você não deixa nenhum ponto importante ficar de fora.
3. Sobre seus pontos fortes e os que precisam melhorar
Perfeccionista, responsável e dedicado são adjetivos muito usados por quem participa de entrevistas de emprego. Por isso, a nossa dica é fugir deles. Uma forma de saber suas qualidades é perguntando para pessoas próximas, como familiares e amigos.
Por outro lado, também tenha em mente as habilidades e os pontos que podem ser desenvolvidos. E lembre-se: isso não quer dizer que sejam defeitos. O mais importante é destacar o que você está fazendo pra melhorar.
Leia mais:
O que dizer e como lidar com as perguntas “clichês”
4. Sobre a maneira que você pode contribuir com a empresa
Antes de ir para a entrevista, o que se espera é que você estude a empresa, veja as informações que estão disponíveis no site, confira o que divulgam nas redes sociais, pesquise o que foi publicado sobre ela.
A partir disso, você vai ter condições de pensar como poderia contribuir com a empresa dentro da sua área de atuação.
A gente sabe que o conteúdo é superimportante, mas a forma e o jeito com que você o transmite podem fazer toda a diferença. E esse é o assunto do próximo artigo. Até lá!