No primeiro artigo desta série sobre entrevista de emprego, a gente falou sobre a importância de planejar o que você vai falar nesse momento tão importante. Mas, além de saber o que dizer, o como dizer também precisa ser levado em consideração. Se você já ouviu falar sobre storytelling, mas não sabe muito bem o que é isso e como pode ser usado durante o processo seletivo, acompanhe a leitura.
O que é storytelling
Do inglês, storytelling significa literalmente contar história (story – história, e telling – contar) e, além do que o próprio nome diz, o foco é comunicar uma mensagem de um jeito que conquiste a(s) pessoa(s) que estiver(em) ouvindo.
O principal objetivo é prender a atenção e manter o interesse na sua fala. Pra isso, personagem, ambiente, conflito e mensagem devem ser usados de forma clara, mantendo uma coerência de ideias, com início, meio e fim.
O storytelling na entrevista
Pra você se sair bem na entrevista de emprego usando o storytelling, organize as informações, considerando alguns pontos. Veja abaixo:
1. Conheça o seu público
Aqui, vale aquela regrinha básica antes de participar de qualquer entrevista de emprego: conhecer a empresa. Busque informações sobre ela no site, nas redes sociais, no canal do Youtube, veja quais notícias existem sobre ela, os anúncios dos produtos ou serviços que ela oferece. Você também pode usar o LinkedIn pra entrar em contato e conversar com alguém que trabalha lá.
Fazer essa pesquisa é importante pra que você consiga adaptar a sua fala. Isso não quer dizer inventar ou mentir, mas ajustar a sua resposta ao que a organização precisa.
2. Início, meio e fim
Quando você tiver que dar exemplos de alguma situação que passou, atente-se pra que a sua história tenha início, meio e fim. Pra não deixar nenhum ponto de fora, você pode recorrer àquele método que comentamos no artigo anterior, o STAR – situação, tarefa, ações e resultados.
Apenas lembre-se de não se alongar demais e colocar detalhes desnecessários. Por mais que esteja utilizando algumas técnicas de storytelling, fale do que realmente é relevante. E, se a pessoa que te entrevista quiser que você se aprofunde em algum ponto, ela irá perguntar.
3. Use sua voz e a linguagem corporal
Diferente de um filme, os recursos que você tem à disposição pra cativar quem está à sua frente estão em você mesmo. Por isso, aproveite o máximo de si, porque o corpo fala.
Uma boa dica para quando estiver treinando é gravar a si mesmo. Assim, você consegue observar onde se saiu bem e o que pode ser melhorado. Por exemplo, em relação ao tom de voz, procure falar em um volume adequado, tenha clareza, varie a entonação. Isso tudo ajuda a manter um ritmo e a atenção na sua fala.
Outro ponto é o brilho nos olhos. Se existe um interesse e uma identificação real com a empresa e com a vaga, os seus olhos – e o seu corpo – dirão isso e você conseguirá transmitir verdade.
Nunca é demais repetir que na hora da entrevista é superimportante que você seja sincero e não invente detalhes apenas pra deixar tudo mais interessante. O storytelling é um recurso que você pode usar pra deixar a sua marca e se diferenciar no processo seletivo.
E se você quiser saber quais são as atitudes valorizadas pelos(as) recrutadores(as), não perca o próximo artigo!
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