Algumas pessoas já sentem aquele frio na barriga só de participar de uma entrevista. Imagine se for uma entrevista em inglês! “E se eu gaguejar? E se esquecer alguma palavra?”. Antes de deixar que o nervosismo tome conta, acompanhe as dicas que trouxemos nesse artigo. ?
Avalie a vaga e coloque informações corretas
Pra não travar em uma entrevista em inglês, a gente precisa voltar lá atrás, na hora de escolher a vaga em que você vai se inscrever.
Antes de já sair preenchendo com as suas informações, leia atentamente a descrição e observe se a língua inglesa está entre os pré-requisitos. Algumas empresas sinalizam que a posição exige contato com times de outros países. Outras, indicam o nível necessário e se é somente para leitura, por exemplo.
Ao se candidatar, não coloque que o seu conhecimento é intermediário se você ainda estiver no básico só pra se encaixar no que é pedido.
E sabe aquela fase de teste online? É melhor que você responda às perguntas com sinceridade, de acordo com o domínio que você tem. Fazer consultas na internet ou pedir para aquela pessoa próxima te ajudar, fazendo o teste no seu lugar, não funciona. Em algum momento do processo seletivo isso será checado e, se você mentiu, pode ficar em uma situação constrangedora.
Controle a ansiedade
Em primeiro lugar, lembre-se que a pessoa da equipe de seleção não vai esperar de você nada além do que é exigido pra vaga. Se a necessidade da empresa é de um nível avançado, por exemplo, não existe a expectativa de que você fale fluentemente.
Além disso, é esperado um pouco de ansiedade nesse momento. Isso é normal e pode fazer com que você esqueça algumas palavras. Mas é importante que você consiga manter um equilíbrio pra que essa etapa aconteça de forma mais tranquila. Por isso, respire!
Saiba o que contar
Essa dica vale pra uma entrevista em qualquer idioma. Tenha clareza da sua trajetória, dos pontos que precisam ser destacados, quais foram seus aprendizados. Afinal, a pessoa que está fazendo o recrutamento tem interesse em avaliar o seu inglês, mas também em saber da sua história.
Se você tiver esses pontos importantes em mente, as chances de que a conversa aconteça com mais naturalidade são maiores e você terá mais segurança ao se apresentar. Mesmo que o objetivo da avaliação não esteja em entender o seu perfil, você evitará perder o foco na sua comunicação, tendo um objetivo claro em seu discurso.
Leia mais: Entrevista de emprego: Planeje o que falar
Treine suas respostas
Treinar algumas respostas não é, necessariamente, algo ruim, mas não vale passar a impressão de que você está falando um texto decorado. Atente-se aos direcionamentos durante a conversa, pois a sua flexibilidade com o idioma também pode estar sendo testada.
Se você ainda não tem, crie o hábito de falar para o espelho. Com a facilidade do celular, há quem prefira se gravar. Seja qual for a sua escolha, isso ajuda a reconhecer suas expressões e trabalhar algum vício de linguagem que tenha sem se dar conta.
Gaguejar ou tentar se lembrar de uma palavra durante a sua fala não é um grande problema, mas se perder ou interromper sua linha de pensamento por muito tempo por pela falta de vocabulário pode ser.
Se durante a entrevista em inglês você se esquecer de uma palavra ou expressão, procure outras formas de dizer, mesmo que acredite que havia uma mais direta ou mais adequada. O objetivo é fazer-se entender!
Por outro lado, pesquise o vocabulário específico da sua área também pode te ajudar.
E não se preocupe com o sotaque. Isso é algo natural e é muito provável que a pessoa que te entrevista também tenha.
No mais, procure manter a calma e boa entrevista!