Enfim, férias! Chegou a hora de ver aquele filme e aquela série que você não conseguiu ver ao longo do ano. Pra te ajudar, a gente separou uma lista incrível, que tem muito mais do que boas histórias. Tem muito aprendizado pra você desenvolver habilidades comportamentais.
Então, prepara a pipoca, aperta o play!
1. Estrelas além do Tempo (2017)
O filme se passa em 1961, durante a Guerra Fria, um período em que Estados Unidos e União Soviética disputavam que estaria à frente na corrida espacial. Nessa mesma época, a sociedade americana enfrentava fortes questões ligadas ao racismo, que separava pessoas negras das brancas. Isso também se refletida na NASA, onde um grupo de funcionárias negras era obrigada a trabalhar à parte, separadas das demais. Assim, além de provar sua competência dia após dia, Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), eram grandes amigas e precisavam lidar com o preconceito arraigado para conseguir alcançar posições mais altas na hierarquia da NASA.
O que você aprende com o filme:
– Sobre encontrar um propósito na vida;
– Ter resiliência, pra que você desistir no meio do caminho;
– Adaptabilidade: ser uma pessoa adaptável, que não se intimida com as mudanças, mas aprende com elas.
2. O Discurso do Rei (2011)
George é um membro da realeza britânica e gago desde os quatro anos de idade. Isso representa um sério problema, porque, mais tarde, ao ser coroado rei, precisa fazer discursos com frequência. Então, pra perder o medo de falar em público, ele busca ajuda de um profissional nada tradicional.
O que você aprende com o filme:
– A importância de reconhecer em que você precisa melhora;
– Saber escolher qual profissional mais se encaixa pra te apoiar neste processo de aprimoramento;
– O quanto é necessário que você se dedique ao que decidiu fazer.
3. Cruella (2021)
O filme se passa em Londres da década de 1970 e conta a história de Estella (Emma Stone), uma jovem criativa, cheia de personalidade e determinada a destacar seu nome no mundo da moda. Ela faz amizade com dois jovens ladrões e, mais à frente, é descoberta por uma lenda fashion. Mas, Estella passa por diversas situações que a fazem abraçar seu lado rebelde e virar a Cruella de Vil.
O que você aprende com o filme:
– Reconheça o que você tem de único e que te destaca das outras pessoas;
– Persista em seus objetivos;
– Cuide das pessoas que te ajudaram ao longo do caminho e tenha gestos de gratidão em relação a elas;
– Não se prenda ao passado, use da criatividade pra se reinventar;
– Desenvolva seu networking.
4. O Poder da Coragem (2019)
Brené Brown é professora e pesquisadora na Universidade de Houston, estuda há duas décadas a coragem, a vulnerabilidade, a vergonha e a empatia. Nessa produção da Netflix, com um toque de humor, ela discute o que é preciso pra trocar o conforto pela coragem em uma cultura definida pela escassez, pelo medo e pela incerteza.
O que você aprende com o filme:
– Seja quem você é;
– Todos os dias você faz uma escolha entre ter coragem ou continuar na sua zona de conforto;
– Tenha uma postura aberta na hora de receber feedbacks;
– Valorize coisas simples da vida;
– Se você quer colher algum resultado, arrisque-se.
Leia mais: Feedback: 8 atitudes importantes que você deve ter
5. Top Gun: Maverick (2022)
Com trinta anos de trabalho como aviador naval de elite, Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) segue suas atividades de costume. Porém, é chamado pra retornar à Top Gun com a missão de treinar um grupo de oficiais que também atua na aviação, mas ainda está em formação. Maverick encontra o tenente Bradshaw (Miles Teller), que é filho de seu antigo copiloto, Goose (Anthony Edwards). Então, em meio a uma missão arriscada, surge uma rivalidade entre eles, enquanto o protagonista precisa lidar com fantasmas do passado para se sacrificar em mais um desafio do serviço militar.
O que você aprende com o filme:
– O quanto lideranças inspiradoras te impulsionam a seguir em frente;
– Tenha coragem para propor e fazer algo diferente;
– Saiba trabalhar em equipe;
– Cuide da sua saúde. Mesmo após o lançamento do primeiro filme, Tom Cruise dispensou dublês em diversas cenas mais arriscadas, mostrando o quanto está bem fisicamente;
– Seja você, mostre sua autenticidade. Uma das razões do ator não querer dublês é pra que a cena seja a mais realista possível, dê um algo a mais pra quem está assistindo e gere impacto também. Afinal, quem não quer isso no dia a dia?
Esperamos que você tenha gostado das indicações desses filmes! Aproveite e inspire-se!