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Carreira e Oportunidade

Jornada para o Futuro: Comunicação e influência

por evelim 13 de dezembro de 2021
13 de dezembro de 2021
comunicacao_influencia

Se você ainda não ouviu falar desse livro, este post é um ótimo momento para apresentá-lo: o volume se chama “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. 

Um clássico de Dale Carnegie, seu sucesso foi tão grande que mais de 50 milhões de cópias foram vendidas. 

O livro fala de alguns princípios da comunicação que, quando praticados, permitem que qualquer pessoa tenha mais capacidade de interagir com quem faz parte de seu círculo de sociabilidade.  

Porém, nosso objetivo com o post de hoje não é falar sobre o livro, mas sim de algo que o motiva: a relevância de ter uma boa comunicação e influência em nossas vidas. 

Quem não sabe se comunicar, tende a ficar isolado e, por mais que você tenha pensamentos geniais, eles acabam ficando reservados só para você. E imagine: se você não consegue se comunicar nem influenciar ninguém, pode ter certeza que outros candidatos e profissionais terão uma vantagem sobre você.

A boa notícia é que, tanto de acordo com o livro, como com algumas ações que você pode começar a praticar, a sua comunicação e influência podem ser ampliadas. 

Mas, vamos fazer o seguinte: que tal adentrar no assunto e entender melhor os conceitos ao redor dessas competências, suas relações entre si e outras questões que podem te ajudar a encontrar mais oportunidades de carreira? 

Siga conosco!

Comunicação e influência como soft skills

Se você acompanhou os outros artigos da Série Jornada para o Futuro, já sabe o que são soft skills, né?  Tratam-se de habilidades sociocomportamentais que ajudam as empresas a entender como você pensa, age frente a várias situações e como se comporta perante o dia a dia. 

Ou seja, é como você lida quando tem que exercer alguma atividade. Isso vale tanto para sua vida pessoal como no ambiente de trabalho. 

Até porque, as soft skills são bem diferentes das hard skills. 

Entenda melhor: as hard skills são suas habilidades técnicas, o que você aprendeu na faculdade, aquele idioma que você domina, sua autoridade em alguma tecnologia ou qualquer outra coisa que você passe a compreender após uma capacitação. 

As soft skills, pelo contrário, são menos tangíveis, costumam ser menos óbvias, não podem ser comprovadas por um diploma. Para você ficar ciente, há um total de oito soft skills que são muito, muito valorizadas pelo mercado de trabalho. 

Aqui no blog, falamos de todas elas, é só você dar uma olhadinha na série de posts intitulados Jornada para o Futuro e cada um explica direitinho o que é cada uma. 

Vejamos agora do que se trata realmente ter comunicação e influência na sua vida!

Comunicação e influência: o que é isso?

Ambos os termos são, de certa forma, indissociáveis. Se você não consegue comunicar algo, por mais que você tenha uma super ideia, isso acaba não tendo efeito prático. 

É bem parecido com a relação que detalhamos outro dia, quando falamos da conexão entre as soft skills criatividade e inovação: criar algo é fabuloso, mas é a inovação que encontra um uso prático para o objeto criado. 

Consegue perceber a relação? 

Imagine a seguinte situação: surgiu um problema no ambiente de trabalho e todos estão pensando em como solucioná-lo. 

Provavelmente, as várias pessoas da reunião terão visões muito diferentes da situação (até porque somos todos diferentes). E se pedirmos para que cada uma delas explique sua saída para o desafio, por mais brilhante que seja o seu julgamento, se o profissional não souber comunicar isso, a ideia se perde. 

Uma boa comunicação elimina lacunas na compreensão de informações, é chave para as relações no ambiente de trabalho e inclusive para que os outros entendam como você está resolvendo suas obrigações. 

E se comunicar-se bem já costumava ser algo super importante quando todo mundo trabalhava no mesmo ambiente, imagine agora, em tempos de pandemia e trabalho remoto!

Por exemplo, um líder que tenha que gerenciar equipes por meio de ferramentas de encontro virtuais tem que ter total clareza na hora de passar orientações. Ele precisa  fazer com que seu time entenda as necessidades, o que é preciso ser feito e como. 

Assim, cria-se uma relação de influência, onde as orientações têm efeito prático e funcionam de fato. 

A comunicação não é estática

Em tempo: a comunicação não é uma via unilateral, ela tem mão dupla. Sua eficiência depende em grande parte de saber ouvir, seja você quem escuta ou seus colegas de trabalho. 

Outra grande sacada de uma pessoa comunicativa e capaz de influenciar os outros é entender que a forma de expressar uma ideia também pode variar, de acordo com o momento ou com o público.

Por mais que a ideia não mude, a comunicação e seu poder influenciador são amplamente adaptáveis. Depende também do meio pelo qual se transmite uma ideia: texto, áudio, vídeo, tudo isso modifica a forma como você pode se expressar melhor. 

Como melhorar sua comunicação e influência?

Como todas as oito soft skills mais reconhecidas pelos recrutadores, a comunicação também pode ser exercitada para que você consiga influenciar mais pessoas.

Entre as várias formas de fazer isso, algumas são especialmente importantes:

Coloque-se no lugar do outro. Já falamos aqui sobre a competência empatia, que é uma busca de não achar que você é o centro do mundo e que os outros pensam diferente. Então, critique menos, minimize suas reclamações: todos temos defeitos.

Seja claro e conciso. Não tem nada pior do que escutar alguém dando voltas e mais voltas sem conseguir se focar no assunto principal. Evite vocabulários complicados, seja sintético e vá direto ao ponto. 

Fale para as pessoas, não para o ambiente. Comunicar-se bem exige que você preste atenção em quem está te ouvindo. Quando em grupo, ao falar, observe todo mundo, um por um, enquanto você estiver desenvolvendo sua ideia. Assim você mantém sua atenção e consegue ler as reações dos presentes. 

Não imponha: sugira e oriente. Imposição é coisa de quem não quer saber o que os outros pensam. Para se comunicar bem, você tem que oferecer seu ponto de vista e permitir que os outros façam parte da comunicação. Dê espaço para que as pessoas tirem suas dúvidas sobre o que você está dizendo. 

Como anda a sua comunicação?

E se a gente te perguntar o quão comunicativo e influenciador você é, você saberia responder? 

Se você acredita que sim, genial! Mas que tal colocar isso à prova? 

A boa notícia é que a Jornada para o Futuro (que citamos antes) é um programa totalmente à sua disposição, 100% gratuito e no qual você ainda vai ter a oportunidade de trabalhar a sua comunicação como nunca antes!

Por meio de várias trilhas, que abordam todas as oito soft skills mais valorizadas pelo mercado, você vai ouvir da boca de grandes líderes como eles trabalham e quais são seus ensinamentos. 

Não perca tempo, entre na página da Jornada para o Futuro, faça sua inscrição e tome decisões de carreira mais eficientes!

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