Quantas empresas que você conhece têm uma ampla liderança feminina? Aqui no Grupo cia de Talentos, 100% da nossa diretoria é composta por mulheres. Além disso, elas também são maioria no conselho e cargos de gerência. Mas, infelizmente, nós sabemos que essa não é uma realidade universal no mercado de trabalho.
Ser mulher implica em lidar com inúmeros desafios todos os dias. Elas passam, por exemplo, 95% mais tempo com as tarefas domésticas do que os homens e, mesmo com uma taxa maior de escolarização, ainda ganham menos.
Além disso, pesquisas mostram que elas sofrem mais assédio no trabalho, têm menos oportunidades de carreira e, muitas vezes, não recebem o devido crédito pelas próprias ideias. Aliás, enquanto muitos homens trabalham por realização pessoal e crescimento, a maioria das mulheres trabalha em busca de sustento e independência financeira.
Mas essa não é uma exclusividade do mundo corporativo! Só pra piorar, uma mulher é agredida a cada 2 minutos aqui no Brasil e tudo isso impacta negativamente na carreira das mulheres.
Assim, não é de se estranhar que a síndrome da impostora seja muito mais comum entre as mulheres. Afinal, esses desafios diários desestabilizariam a autoconfiança de qualquer pessoa. Mas quando falamos em liderança feminina, a pressão e as cobranças ficam ainda maiores.
Então, se a união feminina faz a força contra todo esse cenário, você precisa conhecer as experiências de outras grandes mulheres que se destacam na liderança e transformam os obstáculos em degraus para o sucesso.
Por isso, selecionamos 5 livros sobre liderança feminina que vão ajudar no seu desenvolvimento e ainda podem te inspirar a enfrentar a desigualdade corporativa e, principalmente, o seu próprio medo. Afinal, você pode tudo, garota! ?
1. A coragem de ser imperfeito
Brené Brown ficou conhecida por sua palestra no TED Talks sobre vulnerabilidade, medo, vergonha e imperfeição. Esses sentimentos e sensações podem aparecer para qualquer um ao longo da vida, mas já vimos que isso se potencializa para as mulheres.
O livro de Brown mostra que é impossível viver sem experimentar incertezas, riscos ou se expor emocionalmente. Tudo isso, mostrando que se expor e dar abertura ao novo é viver com totalidade as experiências que dão significado à vida.
Além disso, o livro também mostra estratégias para viver uma vida além das culpas e autocríticas e como se jogar com segurança ao novo. Aliás, com certeza é o livro que falta na sua cabeceira! Ele vai te mostrar que você não precisa se preocupar em ser o que os outros esperam de você.
+ Saiba mais sobre A coragem de ser imperfeito
2. GirlBoss
A história da Sophia Amoruso é uma icônica injeção de ânimo para todas que estão tentando comandar seu próprio nariz e fincar a bandeira na liderança feminina.
Aos 22 anos, Amoruso estava falida e sem grandes perspectivas na vida. Um trabalho no saguão de uma escola de arte era o mais seguro que ela tinha naquele momento – e apenas por causa do seguro saúde. Então, nesse mesmo saguão, ela deu início a uma nova era e mostrou que os humilhados são exaltados, SIM!
O livro mostra a perspectiva de uma jovem sem concluir o estudo formal e sem dinheiro no bolso. Ainda assim, ela confiou nos próprios instintos, aprendeu com os erros, fez bom proveito dos seus pontos fortes e saiu do óbvio para ser a fundadora da Nasty Gal e fundadora e CEO da Girlboss.
Fala sério, dá pra tirar bastante força de vontade dessa história, né?
+ Saiba mais sobre o livro GirlBoss
3. Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar
Neste livro, Sheryl Sandberg relata fatos da trajetória de uma estudante até o posto de liderança no Facebook. Tudo isso de uma maneira inspiradora. Aliás, apesar de parecer autobiográfico, não é!
Sandberg conta vários assuntos polêmicos sobre o lugar da mulher e do homem na sociedade, como superou os estereótipos histórico-culturais opressores e como alcançar a igualdade nos papéis de liderança das grandes empresas.
O livro é inspirador e, segundo os leitores, muito bem escrito. Então, se você tem planos de dominar o mundo e ser um exemplo de liderança feminina para promover igualdade e diversidade no mercado, a leitura é obrigatória.
+ Saiba mais sobre o livro Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar
4. Minha História
Nessa história, a primeira 1ª dama negra dos Estados Unidos, Michele Obama, conta sobre a própria origem. Um exemplo de simplicidade, luta e ascensão profissional. Ela também divide os desafios que enfrentou por ser mulher e mãe e explica como se tornou protagonista quando todos esperavam que ela fosse mais uma coadjuvante.
A leitura é gostosa e vai te fazer rir e chorar.
+ Saiba mais sobre o livro Minha História
5. Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil
O mundo é repleto de grandes mulheres e aqui no Brasil há inúmeras que transformaram o País através da luta contra o patriarcado.
Neste livro, estão reunidas as histórias de Dandara, Maria Felipa, Carolina Maria de Jesus, Pagu, Margarida Maria Alves, Sônia Guajajara, Zilda Arns e muitos outros nomes que contribuíram com o progresso do Brasil em diversos campos. Entre eles: ciência, esporte, arte, saúde, medicina, cultura, no combate ao racismo e injustiças sociais.
Essa é uma leitura para lembrar nossas raízes e refletir sobre os caminhos que queremos seguir.
+ Saiba mais sobre o livro Extraordinárias
Você já leu um desses livros? Compartilhe com a gente o que você achou e qual é estilo de liderança feminina que mais te inspira.
Até mais!