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Carreira e Oportunidade

Plano de carreira: Você tem o seu?

por Gabriela Rodrigues 14 de setembro de 2023
14 de setembro de 2023
À direita, a imagem traz uma escada e uma pessoa em um dos degraus, com uma das mãos na testa e a outra na cintura, olhando acima. À esquerda, o texto: Plano de carreira: Você tem o seu? Acima dessa informação, setas indicando para o alto.

Seja para quem está no início da vida profissional ou para quem já tem alguma experiência, ter um plano de carreira é algo superimportante. Afinal, estamos falando de uma estratégia essencial, tanto para profissionais em busca de crescimento quanto para empresas que desejam reter e desenvolver talentos.

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre o que é um plano de carreira, como as empresas enxergam essa questão e qual é o papel do indivíduo nesse processo. Além disso, apresentaremos um guia prático para que você possa traçar seu próprio plano de carreira.

Continue a leitura!

O que é um plano de carreira e porque é importante ter um

Um plano de carreira nada mais é do que um roteiro estruturado para você chegar ao ponto que deseja na sua carreira. Nele estão os objetivos, as metas e as etapas necessárias para alcançar o sucesso profissional.

Trata-se de criar um caminho que guie você a realizações, crescimento e satisfação no trabalho. Se você assistiu a animação Alice no País das Maravilhas, viu a garota perguntar ao Gato Mestre qual caminho deveria tomar. E ele respondeu: “Depende de onde quer ir”. Da mesma forma, a ideia do plano de carreira é exatamente esta: direcionar os passos da sua jornada.

A seguir, vamos ver qual é o ponto de vista das empresas em relação a esse assunto.

O plano de carreira para as empresas

Em geral, as companhias trabalham também com vistas no médio e longo prazo, o que inclui selecionar e preparar as pessoas que farão parte da futura liderança. Assim, com objetivos claros, podem traçar planos de carreira e de desenvolvimento. Inclusive, investir no segundo, ajuda a fidelizar talentos valiosos, aumentar a produtividade e a motivação das pessoas, além de contribuir para o alinhamento dos objetivos organizacionais com os individuais.

Vale destacar que, ao verem oportunidades de crescimento dentro da empresa, as pessoas ficam mais dispostas a se dedicar e permanecerem leais. Para se ter uma ideia, a pesquisa Carreira dos Sonhos deste ano, apontou que pessoas não encontram apoio no desenvolvimento têm 84% mais chances de sair do emprego.

Ou seja, esse dado confirma que é preciso combinar os interesses das organizações com os individuais. Por isso, no próximo tópico, vamos falar sobre o papel de cada pessoa quanto ao seu plano de carreira.

O papel de cada profissional na sua jornada

Da perspectiva individual, é fundamental assumir a responsabilidade por sua carreira e seu próprio desenvolvimento.

Se de um lado, a empresa pode traçar um caminho, do outro, cada profissional deve ter proatividade e autonomia para desenhar o seu – e esses são comportamentos valorizados pelas organizações atualmente.

Veja o que mais você ganha quando faz o seu plano de carreira:

Autoconhecimento

Para criar um, você precisa identificar seus gostos, interesses, valores e habilidades pessoais. Dessa forma, é possível alinhar sua carreira com suas verdadeiras aspirações. Quando sua vida profissional está alinhada com quem você é, isso proporciona a você mais autenticidade e satisfação no trabalho.

Motivação e empenho

A tendência é que você se comprometa com aquilo que estabeleceu. Quando você está trabalhando em direção a metas que escolheu para si mesmo, é mais provável que demonstre um alto nível de dedicação e esforço.

Adaptação à mudança

Com tantas transformações no mercado de trabalho, as necessidades das empresas podem mudar rapidamente. Profissionais que têm o controle de sua carreira possuem mais preparo para se adaptar a essas mudanças, porque são capazes de identificar novas oportunidades e se ajustar a novas circunstâncias.

Crescimento profissional

Ao definir seu próprio plano de carreira, você pode se concentrar nas suas áreas de interesse e força. Isso frequentemente resulta em um crescimento mais rápido e significativo.

Desenvolvimento de habilidades

Com um plano definido, a tendência é que você busque oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para continuar a sua jornada. Isso pode envolver a aquisição de novas habilidades ou aprimoramento daquelas que já possui.

Resiliência

Saber onde quer chegar e o caminho a percorrer, faz com que você tenha mais preparo para desafios e superar obstáculos.

Alinhamento com a empresa

Quando você define seu próprio plano de carreira, têm a oportunidade de alinhar seus objetivos pessoais com os da empresa. Com mais motivação, você também consegue obter uma melhor performance no seu trabalho.

Agora que você já sabe o que é e a importância do plano de carreira, conhece o ponto de vista das empresas e o papel de cada profissional em relação a esse assunto, além das vantagens de ter um, listamos abaixo como você pode criar o seu.

Como elaborar seu plano de carreira em 7 passos

Confira abaixo, 7 pontos que você precisa considerar na hora de desenhar seu plano de carreira.

1. Autoavaliação:

Comece com uma reflexão sobre suas preferências, habilidades, valores e metas de longo prazo. A pergunta central é: O que você deseja alcançar em sua carreira?

2. Estabeleça metas claras

Com base nessa autoavaliação, defina metas de curto, médio e longo prazo. Uma sugestão é seguir o método SMART – a sigla, em inglês direciona as metas para que elas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

3. Identifique os recursos necessários

Liste quais habilidades, conhecimentos e recursos você precisa para alcançar suas metas. Isso pode incluir cursos de capacitação, networking ou experiência em projetos específicos.

4. Plano de ação

Escreva as etapas necessárias para alcançar suas metas. Assim, você consegue definir prioridades e ter clareza de por onde deve começar. Além disso, com tudo definido, fica mais fácil fazer ajustes e adaptações ao longo do caminho.

É importante também que você estabeleça prazos para cada etapa e acompanhe seu progresso regularmente.

5. Busque orientação

Procure pessoas que possam ser mentoras, colegas experientes ou recursos dentro da empresa e da faculdade que possam dar orientações em seu caminho de desenvolvimento.

6. Aprenda com a experiência

Tenha em mente que as coisas podem não sair como o planejado. Por isso, tenha abertura para aprender com os erros.

7. Adapte e atualize

Conforme sua carreira avança, seus objetivos podem mudar. Então, reveja seu plano de tempos em tempos. Descarte o que não fizer mais sentido e inclua novas rotas, de acordo com o momento e as aspirações futuras.

Como vimos, ter um plano de carreira é essencial para navegar com sucesso em um mercado de trabalho que evolui constantemente. Assim, ao combinar os objetivos pessoais com os da empresa e seguir um plano estruturado, você terá condições de alcançar seus propósitos profissionais. Lembre-se: esta é uma jornada contínua de crescimento e aprendizado.

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