As discussões sobre inteligência artificial (IA) e realidade aumentada (RA) estão longe de acabar. Por outro lado, as possibilidades de uso dessas novas tecnologias só aumentam.
Por isso, no artigo de hoje, fomos buscar alguns exemplos de como elas podem contribuir com o seu desenvolvimento e a sua carreira. Antes, vamos trazer o que é inteligência artificial e realidade aumentada. Continue a leitura!
O que é inteligência artificial e realidade aumentada e quais são seus benefícios
Em primeiro lugar, vale dizer que a nossa intenção não é esgotar esse tema aqui, mas apresentar um contexto antes de mostrar como a tecnologia pode contribuir com a sua carreira.
A inteligência artificial
Assim, de acordo com o Google Cloud, a IA “é um conjunto de tecnologias que permitem aos computadores executar uma variedade de funções avançadas, incluindo a capacidade de ver, entender e traduzir idiomas falados e escritos, analisar dados, fazer recomendações e muito mais”.
Um dos motivos que tornam esse assunto relevante é o fato de que o uso de sistemas inteligentes agrega valor não só para as empresas como para as pessoas também. Confira alguns benefícios da IA:
– aumento da produtividade e eficiência operacional;
– tomadas de decisão mais assertivas;
– melhoria na segurança e na qualidade de vida;
– personalização de produtos e serviços.
A realidade aumentada
Com essa tecnologia, conteúdos virtuais são combinados com o mundo real, em uma sobreposição de elementos. O resultado pode ser visto com um dispositivo, como um smartphone, tablets ou óculos inteligentes.
A principal vantagem da realidade aumentada é oferecer experiências imersivas e interativas, o que possibilita seu uso em diversas aplicações. Entre elas, podemos citar: no entretenimento, marketing, educação, treinamentos, entre outros.
E já que tocamos nesse assunto, vamos ver de que forma essas tecnologias podem ajudar na sua vida profissional.
5 maneiras de aproveitar a IA e a RA para se desenvolver
Agora que você já tem uma visão geral da inteligência artificial e da realidade aumentada, saiba como é possível aproveitá-las.
1. Aprendizado personalizado
Com a inteligência artificial, é possível criar trajetórias de aprendizado personalizadas com base nas habilidades, interesses e objetivos de carreira que você possui. Assim, você pode manter um desenvolvimento contínuo e direcionado.
2. Avaliação de habilidades
Existem plataformas de IA capazes de avaliar suas habilidades atuais e identificar quais são as lacunas de conhecimento. A partir dessas informações, podem sugerir cursos, treinamentos ou certificações relevantes.
3. Treinamento de habilidades comportamentais
Entre outras habilidades, chatbots e assistentes de inteligência artificial podem contribuir com a prática de habilidades de comunicação, por exemplo.
Podemos citar aqui o ChatGPT, uma das ferramentas mais conhecidas de inteligência artificial. Para ter a resposta esperada, é preciso fazer a pergunta certa. Ou seja, é necessário que você se comunique da maneira correta, elabore da melhor maneira e com clareza o que deseja saber.
Leia mais:
Jornada para o Futuro: desenvolvimento, networking e mais!
Soft skills: saiba como desenvolvê-las na faculdade
4. Treinamento imersivo
No início desse artigo, comentamos que a realidade aumentada oferece experiências imersivas. Dessa forma, possibilita a realização de treinamentos práticos em situações do mundo real. Assim, profissionais têm a oportunidade de desenvolver habilidades em um ambiente virtual e seguro antes de aplicá-las no mundo real.
5. Simulação de cenários
Outra aplicação para a RA é na simulação de cenários complexos do local de trabalho, como situações de resolução de problemas, interações com clientes ou decisões de gestão. Dessa maneira, contribui para aprimorar habilidades relacionadas à tomada de decisão.
Como vimos, a inteligência artificial e a realidade aumentada podem ser ferramentas que auxiliem no desenvolvimento de carreira, na medida em que oferecem um aprendizado mais eficaz, experiências de treinamento mais realistas e acesso a informações relevantes de forma mais conveniente.
Porém, lembre-se que essas tecnologias são mais uma possibilidade para potencializar seu desenvolvimento e aprendizado.