Muitas vezes recebemos perguntas de candidatos que não entendem porque não foram aprovados nas etapas online. Por isso, selecionamos os principais motivos de reprovação para te ajudar a prestar atenção em cada uma das etapas e entender melhor as fases online.
Leitura desatenta da página de inscrição
Muitas vezes o candidato se inscreve em um processo seletivo sem ler com atenção os pré-requisitos que serão considerados: curso de graduação, data de conclusão, nível do idioma, disponibilidade para viajar ou residir em outra cidade/estado/país.
Preenchimento desatento dos dados da ficha de inscrição
Muitas vezes o candidato não percebe que não atualizou o seu nível correto do idioma na ficha de inscrição, ou ele preencheu a data errada da conclusão do curso ou declarou que não poderia viajar pela empresa e estes eram critérios importantes para aquele processo seletivo.
Desatenção às respostas das perguntas abertas
Na ficha de inscrição de muitos processos seletivos são colocadas perguntas abertas com intuito de checar uma primeira identificação do candidato com a empresa requisitante. Alguns candidatos, por falta de atenção, preenchem estas respostas utilizando nomes de outras empresas ou apresentando muitos erros de gramática e concordância verbal.
Ranking de candidatos
Apenas apresentar os pré-requisitos da vaga não vai garantir sua aprovação para próximas etapas. Muitas vezes são feitos rankings de todos os candidatos que apresentam os pré-requisitos e são priorizados dados e respostas considerados importantes para aquela vaga. Ou seja, em alguns casos, não é que você não tem o que foi solicitado, é que outros candidatos apresentam um conjunto de dados (formação, idioma, pós-graduação) e informações que se aproximam mais do perfil solicitado pela empresa.
Tecnologia
Toda etapa online está sujeita ao bom funcionamento do computador, da internet, do microfone, da webcam, do Skype, entre outros. É recomendado que o candidato teste com antecedência qualquer recurso que será necessário para realização da etapa e que não deixe isto para a última hora. O que mais pode atrapalhar é a possibilidade de que o mau funcionamento de algum destes recursos gere ansiedade ou nervosismo e impacte no desempenho final.
4 comentários
Olá boa tarde.
Muito obrigado por esse artigo e pelas dicas.
Eu ainda tenho algumas dúvidas em relação sobre os critérios no processo de avaliação.
Eu já me inscrevi em inúmeros processos de trainee nos últimos 2 anos e em nenhum deles avancei até mesmo para a etapa de avaliação de entrevista online, nunca passei dos assessments online.
Gostaria se possível de alguma outra dica ou ajuda na revisão do meu perfil.
Os melhores programas de trainee são pela Cia de talentos, e não conseguir avançar para a avaliação pessoal tem me frustado bastante.
Mais uma vez agradeço esse artigo.
Muito obrigado.
Oi, Rafael. Tudo bem?
Temos uma série incrível chamada Missão Trainee aqui no nosso blog. Lá temos várias dicas 🙂
Porque eu estava com 80% de progresso em uma vaga e retornei para 66%?
Oi, Julia. Tudo bem?
Você pode acompanhar seu processo através dos e-mails que você recebe 🙂