Na semana em que comemoramos o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, escolhemos três livros pra ajudar no seu desenvolvimento profissional.
Mais do que se inspirar em histórias, nada melhor do que conhecer a trajetória de outras pessoas e aprender a partir da vivência delas. Por isso, nessas obras, você verá como autenticidade, autoconhecimento, resiliência e empatia foram fundamentais para alcançarem o sucesso profissional. Confira!
Em busca de mim, Viola Davis
Em seu livro, a atriz de Hollywood, conta seu mergulho em uma jornada de autodescoberta. Assim, Viola Davis compartilha experiências pessoais, incluindo as dificuldades enfrentadas em sua infância e as lutas para superar a pobreza e o racismo.
Na obra, ela destaca a importância da autenticidade e da sua própria aceitação. Também fica claro o quanto o autoconhecimento é um processo contínuo, parte essencial para o desenvolvimento profissional.
Nascido do Crime: Histórias da minha infância na África do Sul, Trevor Noah
Escrito pelo ator e apresentador Trevor Noah, o livro é um relato de sua infância na África do Sul durante o apartheid (inclusive, a gente aproveita a deixa pra indicar um filme incrível, que tem esse momento como pano de fundo: Invictus, com o Matt Damon e o Morgan Freeman, que conta a história de um time de rúgbi e traz lições sobre liderança, negociação e estratégia).
Noah compartilha suas experiências de crescer como uma criança, fruto de um relacionamento interracial (mãe negra e pai branco), em um contexto em que isso não era permitido. Por esse motivo, enfrentou o racismo, a pobreza e outros obstáculos.
Na obra, é possível acompanhar os momentos de resiliência do ator, além da importância do humor como forma de enfrentamento. O livro também fala sobre empatia, uma das habilidades socioemocionais (soft skills) essenciais atualmente e necessárias para o desenvolvimento profissional.
Leia mais: 8 soft skills mais procuradas pelas equipes de recrutamento e seleção
Minha história, Michelle Obama
A partir das histórias contadas pela ex-primeira-dama dos Estados Unidos, podemos tirar diversas lições valiosas para a carreira. Aqui, destacamos a liderança de Michelle Obama.
Ao descrever sua atuação durante o período em que esteve na Casa Branca, ela destaca a importância de ser uma líder que escuta, inspira e promove o bem-estar das pessoas ao seu redor. Essa abordagem pode ser aplicada em diferentes contextos profissionais, criando ambientes de trabalho colaborativos e motivadores.
Vale ressaltar ainda que essa habilidade também está entre as mais desejadas hoje em dia. Então, tenha em mente que liderança se refere mais a um comportamento do que a uma função em si. Por isso, é tão importante desenvolvê-la.
Mais do que excelentes histórias, esses três livros trazem exemplos práticos da importância das soft skills para o desenvolvimento profissional e para a vida pessoal. Boa leitura!