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Educação e Desenvolvimento

8 soft skills mais procuradas pelos recrutadores

por bruno 25 de março de 2021
25 de março de 2021
8 soft skills mais procuradas pelos recrutadores

Você sabe o que são as soft skills e por que elas são tão famosas nos processos seletivos? Antes de mais nada, quando falamos em skills, estamos nos referindo a habilidades profissionais.

Dependendo da sua área de atuação, suas habilidades podem incluir desde a fluência em um idioma, até o domínio de um software, por exemplo. Porém, isso é o que chamamos de “hard skills” e sua principal característica é o fato de serem facilmente mensuráveis. Seja por testes de proeminência ou por aplicações mais práticas desse tipo de conhecimento.

Entretanto, apesar dessas características serem muito importantes para o seu currículo, elas não substituem os poderes das soft skills. 

Qual é a diferença entre soft e hard skills?

Ao contrário das hard skills, você dificilmente achará algum teste para mensurar suas soft skills. Afinal, elas representam competências comportamentais. Ou seja, influenciam na forma como você se relaciona com os outros e, acima de tudo, em como você pensa.

Mas não as subestime! Em muitas posições, as soft skills têm tanta importância quanto os conhecimentos técnicos. 

Por conta de não seguirem um “manual”, pode ser mais difícil desenvolver esse tipo de habilidade. Mas não precisa se desesperar! Existe uma série de soluções que podem te ajudar nesse processo. Uma delas, inclusive, é o Jornada para o Futuro.

Esse é um programa gratuito que criamos para conectar universitários e empresas, apoiando o desenvolvimento das soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho. Aliás, a importância dessas competências é tão grande que as maiores empresas do País apoiam o projeto.

Mas, afinal, quais são as soft skills mais procuradas pelos recrutadores?

Autoconhecimento

Se você já participou de uma entrevista de emprego, com certeza já precisou contar um pouco sobre você, não é? Existe um motivo para as empresas te pedirem isso e não é apenas para conhecer sua trajetória!

A forma como você se enxerga e a sua capacidade de identificar as suas próprias qualidades e defeitos é muito importante. Esse autoconhecimento é uma soft skill que está entre as mais importantes, segundo o psicólogo Daniel Goleman.

Isso é reforçado por uma pesquisa da consultoria Hay Group, que constatou que 92% dos líderes que dominam o autoconhecimento foram capazes de aumentar a energia e performance das suas equipes. O motivo para isso é que, sem essa soft skill, esses gestores colaboraram para a criação de um ambiente tóxico. 

Alinhamento cultural

Assim como a sua cultura determina a forma como você come, se veste e se relaciona, é a cultura corporativa que norteia o comportamento dos colaboradores dentro de uma instituição. Também é ela que diz como a empresa irá se posicionar na sociedade, quais serão suas prioridades e princípios. 

Já para os funcionários, possuir um bom alinhamento cultural com sua organização pode ser a diferença entre uma rotina de trabalho produtiva ou estressante. E é por isso que ele vem sendo cada vez mais procurado pelas empresas. 

  • Você acredita nas bandeiras que essa organização prega?
  • O modo como as dinâmicas sociais funcionam (sejam mais formais ou informais), criam um ambiente em que você se sinta confortável?

As respostas para essas perguntas influenciam em bem mais do que apenas sua progressão de carreira dentro da organização, mas na sua felicidade. 

O alinhamento cultural não é algo que deve ser moldado, mas fortalecido. No caso do Jornada para o Futuro, por exemplo, você vai aprender a reconhecer seus próprios valores e a identificar os das empresas. Assim, você poderá realizar uma escolha de carreira mais assertiva. 

Protagonismo e resiliência

Uma pessoa sem iniciativa, que não propõe ideias e é dependente de seus colegas de trabalho, não costuma ser bem-vista no ambiente corporativo.

Por isso, protagonismo e resiliência são características muito valorizadas por recrutadores e líderes! O primeiro, garante que você é capaz de tomar as rédeas da situação quando for necessário. E o segundo é fundamental para encarar de peito aberto os desafios que a sua jornada profissional pode te reservar.

Conexões e networking através da empatia

Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia publicaram um estudo interessantíssimo em 2019. Eles selecionaram um grupo de empresas de ônibus na China e adicionaram uma pequena fruta na dieta dos seus motoristas.

Então, cerca de três meses depois, os pesquisadores realizaram entrevistas para entender como aquela simples ação havia impactado os trabalhadores. E o resultado foi impressionante! Além de estarem mais confiantes, eles também passaram a produzir mais. Tudo isso por conta de um pequeno ato de gentileza.

O estudo ilustrou bem como a comunicação empática e humana pode fazer a diferença no ambiente de trabalho. Aliás, isso é algo que as empresas esperam dos funcionários. Portanto, você também deve ser capaz de usar a empatia como ferramenta para conectar pessoas. 

Comunicação e seus impactos

Você se lembra do ditado “as palavras têm poder”? Ele está absolutamente correto!

Quando falamos em comunicação, o conceito se estende muito além da desenvoltura. Um bom comunicador sabe:

  • O que falar
  • Como falar
  • Quando falar

Então, essa soft skill impede falhas na comunicação. Afinal, um pequeno desentendimento pode impactar toda a sua rede de relacionamentos, não é mesmo?

Criatividade e inovação

As empresas estão, cada vez mais, valorizando o profissional como indivíduo, não apenas como força de trabalho. Inclusive, isso possui uma importância estratégica para elas!

Dentro de cada profissional existem potenciais ideias que podem gerar algum valor para a organização. Por exemplo, elas podem trazer novas formas de otimizar processos, criar soluções ou resolver velhos problemas. Então não seria inteligente desperdiçar uma oportunidade dessas, não é mesmo?

Visão de negócios, preparação para mercado e processo seletivo

Você sabe o que é V.U.C.A? Essa é uma sigla em inglês que une as palavras:

  • Volatility (volatilidade)
  • Uncertainty (incerteza)
  • Complexity (complexidade)
  • Ambiguity (ambiguidade)

O teórico polonês Zygmunt Bauman teorizou esse conceito no termo “modernidade líquida”, que define uma sociedade em constante transformação. Mas, como todos sabemos, essa transformação pode ser boa ou ruim. 

Portanto, você precisa estar consciente de qual é o reflexo desse cenário no mercado, em sua vida e na sua carreira. Mas como fazer isso? Mantendo um repertório sempre atualizado, por exemplo!

Mindset Ágil

A modernidade líquida de Bauman é agitada, turbulenta e dinâmica. E você precisa ser capaz de acompanhar isso! Para isso, é necessário ter a estrutura mental adequada.

É aí que entra o mindset ágil. Pessoas com essa soft skill se adaptam às mudanças, não se intimidam com desafios e se desenvolvem com rapidez. 

Dá pra aprender essas soft skills?

Há quem acredite que essas são habilidades inerentes ao ser humano, um reflexo genético que nasce conosco e nos acompanha para o resto da vida. Mas isso não é verdade! Somos seres sapientes, capazes de aprender constantemente. 

Logo, você pode desenvolver essas soft skills para se destacar no mercado de trabalho. Inclusive, uma boa forma de começar, é participando do Jornada para o Futuro. São oito etapas, onde cada uma dessas habilidades é trabalhada em conjunto com executivos das maiores empresas do mercado brasileiro.

E aí? Vamos começar?

DESENVOLVIMENTOJORNADA PARA O FUTUROJOVEMSOFT SKILLS
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6 comentários

MONICA LEITE SCALABRINI 27 de março de 2021 - 17:31

Ótima matéria

Réplica
ARTHUR CARLOS VIEIRA PIERONI 5 de abril de 2021 - 14:03

Legal hoje em dia está muito mais difícil de se agradar os recrutadores do que era antes, as empresas estão mais rigorosas nas suas exigências, além disso a concorrência aumentou absurdamente por causa da crise que vive o país com milhões de desempregados.

Réplica
Jonas 11 de maio de 2021 - 16:09

Interessante

Réplica
Mayra 8 de novembro de 2021 - 20:18

Excelente matéria. Acredito que um processo seletivo onde se leva em consideração fatores comportamentais é de extrema importância. Não por deixar o processo mais rigoroso, mas para enxergar além de fatores técnicos, fatores humanos. Essa ferramenta abre um leque gigante de possibilidades. Imagino eu, que através da junção dessa metodologia, não será aprovado apenas quem tem o conhecimento técnico ou um curriculo extenso, mas também terá oportunidade, aquele que mesmo que não tenha um curriculo tão extenso, demonstra ter habilidades como: organização, proatividade, bom relacionamento, criatividade, raciocínio lógico, enfim… Dessa forma, analisa-se o conjunto. Muito bom.

Réplica
Hanna Santos 24 de agosto de 2022 - 08:39

Sensacional essas informações, interessante para nossa preparação! Agradeço por partilha e me ajuda a crescer.

Réplica
JobsSite-2022 29 de outubro de 2022 - 07:43

a qualidade do profissional que saber lidar com as pr prias emo es e sentimentos no dia a dia de trabalho. Parece simples, mas a press o e os desafios que o dia a dia imp e faz com que essa seja a habilidade mais procurada pelos recrutadores.

Réplica

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